Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17556
Título: Geografia cultural: festejos religiosos e profanos na cidade de Cuitegi/PB
Autor(es): Costa, Rita Nascimento da
Palavras-chave: Sagrado
Porfano
Religião
Cultura
Data do documento: 2018
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar as festas religiosas e profanas da cidade de Cuitegí/PB. A religião católica ainda predomina em todo país, onde os praticantes dessa religião participam ativamente das programações determinadas pela igreja, demonstrando sua fé como cristãos. Nessas festas temos procissões com as imagens dos Santos, os quais são homenageados, missas, festas de rua com participação de bandas para que a população Cuitegiense possa prestigiar e se divertir como também a população das cidades vizinhas, os principais responsáveis por esse evento é a Igreja Católica e a Prefeitura Municipal. Nesse cenário, a comunidade local e os visitantes se comunicam uns com os outros, onde cada um tem sua maneira de cultura e lazer. Como também é uma forma de algumas pessoas da comunidade aproveitarem e venderem seus produtos nas festas de rua e ter mais uma renda extra. A religiosidade das pessoas e a existência em sociedade, envolvem os cidadãos fazendo junção com o divino e o profano, cercando não só uma pessoa, mas toda a comunidade que vivencia o momento e que muitas vezes não identificam a importância daquele evento na tradição e na cultura do local. Os festejos fazem parte da cultura da sociedade. Desde o início, o homem marcou no seu calendário anual os dias exclusivos de gratular, e de comemorar os eventos que são interessantes, os quais são recordados. Essas datas festivas seguem ideias especiais. Estes fatos, colocamos em destaque neste artigo análises sobre a tradicional Festa de Reis e a de Nossa Senhora do Rosário que são demonstrações religiosas e herança da cultura do município de Cuitegí/PB. Esses Festejos, mesmo sendo um ato público, mostra a influência da Igreja Católica, de forma que, ao passar dos séculos, o tempo “sagrado” e a festa “profana” se faz presente no dia a dia da população.
Descrição: COSTA, R. N. da. Geografia cultural: festejos religiosos e profanos na cidade de Cuitegi/PB. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17556
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rita Nascimento da Costa.pdfPDF - Rita Nascimento da Costa7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.