Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17563
Título: Os avanços da contabilidade nas campanhas eleitorais municipais após as mudanças na legislação eleitoral
Autor(es): Brito Neto, Gerson Marinheiro de
Palavras-chave: Prestação de contas eleitorais
Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE)
Tribunal Superior Eleitoral (TSE)
Data do documento: 14-Jun-2018
Resumo: A contabilidade nas campanhas eleitorais municipais trouxe varias mudanças significativas, no que se refere à transparência do processo eleitoral e dos lançamentos contábeis (receitas e despesas), necessárias para o bom funcionamento do pleito, mudanças estas que vieram a ocorrer com as alterações na legislação eleitoral impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE. Neste contexto é que o trabalho procurará transmitir as informações em uma linguagem acadêmica e técnica, acerca da importância da contabilidade durante o Processo Eleitoral municipal. A produção desse artigo se deu principalmente por meio da pesquisa e revisão bibliográfica realizada através das legislações eleitorais tais como: a Lei nº 4.737/65 que Institui o Código Eleitoral, a Lei nº 9.504/97 que estabelece normas para as eleições; a Lei Complementar nº 64/90 que estabelece, de acordo com o art. 14, § 9º, da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determina outras providências; Decreto-Lei 7.586/45, a primeira norma a dispor sobre o processo de prestação de contas; Resolução nº 23.553/ 2017 que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos e candidatos e sobre a prestação de contas nas eleições; e a Resolução TSE n.° 23.463/2015 que dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por partidos políticos e candidatos e sobre a prestação de contas nas eleições de 2016. Os resultados obtidos demonstram o quanto à contabilidade eleitoral é importante para a lisura e transparência do processo eleitoral em nível municipal.
Descrição: BRITO NETO, G. M. Os avanços da contabilidade nas campanhas eleitorais municipais após as mudanças na legislação eleitoral. 2018. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17563
ISSN: CDD 657.835
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gerson Marinheiro de Brito Neto.pdfPDF - Gerson Marinheiro de Brito Neto678.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.