Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17572
Título: | Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade: reflexões teóricas sobre a prática escolar |
Autor(es): | Sousa, Larissa Paula Ferreira de |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade Multidisciplinaridade Processo ensino-aprendizagem |
Data do documento: | 26-Jun-2018 |
Resumo: | O presente artigo consiste em analisar as práticas educativas a partir da perspectiva da interdisciplinaridade, da transdisciplinaridade e da multidisciplinaridade, evidenciando suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem. Diante dessa reflexão propõem-se uma ressignificação destes paradigmas a partir das mudanças educacionais do século XXI e com isso, validar os novos conceitos a partir da prática pedagógica. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter bibliográfico e qualitativo através de leituras, produção de fichamentos, textos, entre outros para refletir sobre a conceituação da inter, multi, transdisciplinaridade recorremos aos pressupostos teóricos de Arruda (2014), Brasil (1998), Cool (2006), Coimbra (2000), Fazenda (1998), (2006) Freire (2010), (2005), Zabala (2002) entre outros, endossando a discussão acerca das contribuições que os paradigmas supracitados ofertam para uma formação docente com inovação pedagógica, tomando como eixos de estudo o diálogo nas atividades escolares. Portanto, os conceitos que são analisados é uma base para que as práticas docentes proporcionem atividades que extrapolem os muros da escola e que as atividades realizadas tenham diálogo com outra disciplina, de modo contextualizado, e que oportunizem aos estudantes o desenvolvimento da capacidade de trabalho autônomo, colaborativo e o espírito crítico, o que implica na utilização de estratégias pedagógicas inovadoras que promovam a capacidade da autoaprendizagem. |
Descrição: | SOARES, L. P. F. Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e multidisciplinaridade: reflexões teóricas sobre a prática escolar. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo] |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17572 |
ISSN: | CDD 371.3 |
Aparece nas coleções: | 74 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Larissa Paula Ferreira de Sousa.pdf | PDF - Larissa Paula Ferreira de Sousa | 601.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.