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Título: O medo nas fronteiras do ensino-aprendizagem segundo Paulo Freire
Autor(es): Maciel, Genilson Messias dos Santos
Palavras-chave: Paulo Freire
Processo ensino-aprendizagem
Educação Libertadora
Medo (Abordagem filosófica)
Data do documento: 26-Jun-2018
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é a de investigar, dentro de uma abordagem filosófica, o conceito de medo e suas causas e consequências no ensino-aprendizagem, na concepção do educador Paulo Freire. Partiremos de uma abordagemsobre o medo segundo esse autor, em sua obra escrita em forma de diálogo com o educador Ira Shor (2011): “Medo e ousadia: o cotidiano do professor”. O nosso intuito é o de entender como o medo foi parte da experiência de vida de Paulo Freire,e como ele esclarece os seus medos a partir de sua vivência. Em seguida, analisaremos as causas do medo tendo por base as obras: “Medo e ousadia” e a “Pedagogia do oprimido”.Em “Medo e ousadia” discutiremos as causas do medo enfrentadas por educadores através dos exemplos narrados por Freire e Shor (2011). Na “Pedagogia do oprimido”, analisaremos as causas do medo em relação com a ausência da liberdade. Concluiremos a nossa pesquisa apresentando as formas de superações do medo e a liberdade como uma conquista, através de um ensino-aprendizagem guiado por uma educação libertadora e problematizadora.
Descrição: MACIEL, G. M. S. O medo nas fronteiras do ensino-aprendizagem segundo Paulo Freire . 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17573
ISSN: CDD 370.115
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