Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17574
Título: A influência das crenças na aprendizagem de língua estrangeira dos alunos na Educação Básica
Autor(es): Morais, Nubia Barros
Palavras-chave: Espanhol-Língua Estrangeira (E-LE)
Educação Básica
Crença religiosa
Data do documento: 25-Jun-2018
Resumo: Esta pesquisa, ancorada na metodologia da revisão narrativa da literatura, estabelece como objetivo de compreender a influência das crenças na aprendizagem de língua estrangeira por alunos da educação básica e entender de que modo estas podem repercutir na aprendizagem desses alunos. O tema tem sido estudado por vários investigadores preocupados em identificar as concepções que se transferem de um sujeito a outro no processo de aprender uma LE, uma vez que as convicções são formadas a partir do próximo. Assim, crenças se referem a todo conhecimento que um indivíduo crê, induzindo suas ações e, a partir de conceitos sobre crenças (Barcelos 2001, 2004, 2007; Lima 2005; Silva 2005, 2007), é que se compõem o aporte teórico que orientou este trabalho. Para alcançar os objetivos deste estudo, foram realizadas buscas online e posterior análise de pesquisas que tratam de crenças na aprendizagem de LE de alunos da educação básica nas escolas públicas brasileiras, com o intuito de responder à pergunta que norteia a investigação: as crenças dos alunos influenciam positiva ou negativamente na aprendizagem de língua estrangeira? Os resultados apontam que os alunos manifestaram suas crenças no processo de aprendizagem de língua estrangeira e que as mesmas exerceram influência sobre a aprendizagem. Conclui-se que as crenças são adquiridas pelas ações do sujeito mediante um determinado desafio ou comportamento, estão inseridas no contexto social, familiar e cultural, e podem induzir o comportamento e atitude do aprendiz, causando um impacto negativo na aprendizagem de línguas.
Descrição: MORAIS, N. B. A influência das crenças na aprendizagem de língua estrangeira dos alunos na Educação Básica . 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17574
ISSN: CDD 371.1
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Nubia Barros Morais.pdfPDF - Nubia Barros Morais412.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.