Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17577
Título: Um estudo sobre as técnicas de auditoria governamental utilizadas pelos auditores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba
Autor(es): Martins, Leoneide Almeida
Palavras-chave: Auditoria governamental
Auditor público
Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB)
Data do documento: 18-Jun-2018
Resumo: A Auditoria governamental é executada através de princípios básicos determinados pelo Tribunal Contas (TC) para o cumprimento da sua competência constitucional dando suporte para TCs, realizar o acompanhamento das ações realizadas pelos responsáveis da gestão dos bens públicos, a Auditoria Governamental tornou-se um instrumento de controle muito importante, possibilitando uma melhor distribuição de recursos públicos, auxiliando de forma eficiente para detectar e propor correções nos desperdícios de recursos públicos e da improbidade administrativa, da negligência e omissão. Pois a mesma na incumbência de garantir o cumprimento de normas que regulam a aplicação destes recursos e na missão de proporcionar os resultados mais eficazes possíveis é primordial na transparência de uma boa gestão pública, através de técnicas que tem a finalidade de obter evidências as quais devem ser suficientes propícias e essenciais para o fechamento dos trabalhos. As técnicas de auditoria são formadas por um conjunto de processos e ferramentas, de que se serve o auditor para obter provas suficientes para formar sua opinião sobre o objeto auditado, no qual deve ser claro e objetivo precedido de padrões técnicos e comportamentos irrepreensíveis focados em minimizar eventos adversos aos interesses da sociedade, é executada pelo profissional que cumpra as exigências mínimas oferecidas pelas Normas de Auditoria do Tribunal Contas União (NAT), onde deve ser devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade do Estado. O presente estudo tem como objetivo prin-cipal investigar quais são as técnicas de auditoria governamental utilizadas pelos auditores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. Quanto à metodologia utilizada à pesquisa foi de natureza explicativa e exploratória, sendo utilizados procedimentos de estudo de caso, empre-gando-se também abordagem qualitativa dos dados coletados, onde por meio desta, pode-se observar a real percepção dos auditores públicos do TCE da Paraíba diante da questão de pes-quisa. Foi utilizado para o tratamento dos dados colhidos nos questionários aplicados a 14 (qua-torze) auditores, todos do Tribunal de Contas da Paraíba, utilizando-se para análise o tratamento dedutivo, onde foram abordados por meio de tabelas e gráficos. Enfim, conclui-se que os au-ditores utilizam as técnicas apenas para um direcionamento dos seus trabalhos e que a experiência do auditor é muito importante para a conclusão dos trabalhos.
Descrição: MARTINS, L. A. Um estudo sobre as técnicas de auditoria governamental utilizadas pelos auditores do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Contábeis Ciências) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17577
ISSN: CDD 657.45
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leoneide Almeida Martins.pdfPDF - Leoneide Almeida Martins938.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.