Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17579
Título: Gestão empresarial familiar: um estudo em uma empresa familiar do comércio varejista de tecidos em Sertânia-PE
Autor(es): Bezerra, Kátia Vanessa Batista
Palavras-chave: Empresa familiar
Comércio varejista
Gestão empresarial
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar o processo de gestão e os desafios em uma empresa familiar do comercio varejista da cidade de Sertânia-PE. Esta pesquisa de cunho qualitativo classificou-se também como exploratória, pois buscou proporcionar uma maior familiaridade com o tema, buscou torná-lo mais explícito e claro. O estudo também é de natureza descritiva, já que uma de suas peculiaridades está na utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática. Quanto ao procedimento utilizado, optou-se pelo estudo de caso, tendo em vista que este método busca investigar as dificuldades encontradas pela empresa familiar nos aspectos de gerenciamento e desafios enfrentados. Para a coleta de dados e posterior análise, foi elaborado e utilizado um questionário semiestruturado. A elaboração deste questionário derivou das inquietações do problema de pesquisa, bem como de estudos anteriores referentes ao tema. Como resultados da pesquisa, identificou-se que um dos principais desafios em gerenciar uma empresa familiar consiste em manter a união e confiança entre as partes, saber separar problemas pessoais dos profissionais, assim como delegar tarefas com autoridade e decisões de desligamento de colaboradores. Deste modo apresentou as vantagens em conduzir uma empresa familiar, pois este empreendimento possibilita trabalhar com pessoas de sua confiança e afeto. Ainda, constatou a necessidade de renovação e planejamento das ações para manutenção da empresa no mercado, e como desafio consistem em saber lidar e separar com o lado pessoal do profissional.
Descrição: BEZERRA, K. V. B. Gestão empresarial familiar: um estudo em uma empresa familiar do comércio varejista de tecidos em Sertânia-PE. 2018. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2018.[Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17579
ISSN: CDD 657.839
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFD - Katia Vanessa Batista Bezerra.pdfPFD - Katia Vanessa Batista Bezerra671.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.