Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17584
Título: Trajetórias dos egressos e efeitos do curso de pedagogia da UEPB/campos I (2006 - 2016)
Autor(es): Martins, Fernanda Maria Sousa
Palavras-chave: Formação de professores
Percurso profissional
Ciclo de politicas
Curso de pedagogia - UEPB
Data do documento: 2018
Resumo: Este texto trata da investigação acerca da trajetória de egressos do curso de Pedagogia/UEPB/Campus I, bem como os efeitos que o curso tem em suas vidas. Tal investigação encontra justificativa não apenas por constituir-se numa pesquisa na área de formação de professores, uma área bastante explorada, mas não exaurida, dada a complexidade do tema, mas também por investigar o destino profissional de egressos do curso em tela e, ainda, por traçar um quadro das possíveis motivações que impulsionaram os sujeitos investigados a optarem pelo curso de Pedagogia na UEPB, há ainda que se considerar, as prescrições legais atribuídas à formação do pedagogo e as exigências do mercado de trabalho. Os dados são considerados úteis para a organização do referido curso. Perseguimos os objetivos seguintes: investigar o percurso profissional dos egressos do curso de Pedagogia da UEPB/Campus I, no período de 2006 a 2016; contextualizar o Curso de Pedagogia oferecido pela UEPB/Campus I nos ciclos discursivos das políticas educacionais e; Coletar e sistematizar informações atinentes à satisfação da formação didático profissional oferecido no curso de pedagogia da UEPB/Campus I, junto aos egressos do mesmo (2006-2016). Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Analisamos estes à luz do método do ciclo de políticas de Stephen Ball (1994; 2001; 2004) e da teoria do Discurso de Ernesto Laclau (2005), por considerar que tais autores oferecem o suporte necessário para a compreensão de políticas educacionais. Conclui-se a partir do universo pesquisado que, é preponderante, a atuação do pedagogo enquanto docente da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e mesmo do Ensino Superior, seja na rede pública, sob o regime estatutário ou de prestação de serviço, seja como celetista, na rede privada. Encontramos também egressos que desenvolvem a função educativa em outros órgãos que não a escola, tais como tribunal judiciário, empresa de assistência agrícola, secretaria de saúde e mesmo institutos de beleza. A maioria dos entrevistados disse que o curso de pedagogia atendeu as suas expectativas em relação ao mesmo, embora apontem a distância entre teoria e prática como indicador a ser repensado. Além disso, evidencia-se a amplitude das atribuições dispensadas ao pedagogo, prescritas na legislação pertinente e a tentativa do curso em alcançá-las, entretanto, os sujeitos pesquisados permaneceram com a indagação de quão possível é a formação de um profissional com tantas atribuições num curso de graduação. Assim, faz-se necessário a continuidade de estudos, principalmente atinente às áreas possíveis de atuação pelo pedagogo.
Descrição: MARTINS, F. M. S. Trajetórias dos egressos e efeitos do curso de pedagogia da UEPB/campos I (2006 - 2016). 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17584
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Maria Sousa Martins.pdf735.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.