Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17600
Título: A poética de Zé da Luz sob uma perspectiva miótica
Autor(es): Costa, Jemyma Guimarães
Palavras-chave: Semiótica
Cultura popular
Poeta popular
Data do documento: 13-Nov-2018
Resumo: A poesia de Zé da Luz nasceu na cultura nordestina e carrega significações que refletem as influências do homem do campo na produção literária denominada “matuta”. O estudo da poiesis desse autor paraibano, na perspectiva da semiótica greimasiana, suscitou o seguinte questionamento: quais são as significações que sustentam os textos de Zé da Luz enquanto patrimônio cultural de representação do homem do Nordeste? Diante disso, o objetivo principal foi analisar as relações de significação contidas em dois poemas de Zé da Luz, a partir da compreensão da teoria semiótica europeia. Por conseguinte, os objetivos específicos foram: i) fazer o levantamento teórico da semiótica greimasiana; ii) discorrer acerca da poesia nordestina; e iii) analisar, com base na teoria estudada, a construção da significação presente no corpus selecionado. A pesquisa de cunho qualitativo é bibliográfica e documental, feita através de levantamento e análise de textos teóricos e literários. Para o embasamento teórico, foram utilizados os apontamentos de autores como Rodrigues (2006; 2009), Barros (2002; 2005), Nöth (2005; 2008), Greimas e Fontanille (1993) e Greimas (1973). Dessa forma, considerando a valorização da cultural oral, atrelada aos escritos de Zé da Luz, foi analisada a significação semiótica dos poemas matutos A cacimba e As flô de Puxinanã, os quais compõem o corpus desse estudo. Os poemas analisados têm como tema principal “a mulher”. Como resultados, evidenciam-se dois aspectos: o primeiro revela que há uma relação entre a forma como o poeta Zé da Luz atualiza a temática da mulher e o modo como ele também figurativiza o homem de sua terra. Um ser, produto do imaginário patriarcalista nordestino, que idealiza a mulher como objeto de desejo e satisfação, de prazer sexual que se alinha ao pensamento antropológico sobre a relação de dominação entre homens e mulheres. O segundo aspecto é o da linguagem que tece a poética de Zé da Luz nos poemas analisados. Observa-se que a linguagem dos textos proporciona ao homem do campo a capacidade de se relacionar com o outro que se identifica por meio da representação e ressignificação do mundo a sua volta. Desta forma, o poeta contribui para que o humano que ele sensibiliza pela leitura construa sua própria identidade como sujeito influenciado pela história, sociedade e cultura local.
Descrição: COSTA, J. G. A poética de Zé da Luz sob uma perspectiva miótica. 2018. 40p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17600
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jemyma Guimarães Costa.pdf601.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.