Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17624
Título: A variação linguística em sala de aula: a gíria como uma proposta de atividade pedagógica para o Ensino Fundamental
Autor(es): Silva, Eliane Costa da
Palavras-chave: Variações linguísticas
Preconceito linguístico
Atividade pedagógica
Data do documento: 2018
Resumo: A presente pesquisa tem como foco principal discutir sobre as variações linguísticas e suas abordagens no âmbito das aulas de língua portuguesa. Para tanto, irá discorrer sobre o conceito desses fenômenos e sua correlação com os preconceitos linguístico e social, bem como, abordar algumas concepções do certo/errado pregadas nas aulas de língua portuguesa. Entendendo que é relevante refletir sobre a temática, uma vez que a sala de aula constitui um espaço de formação do sujeito, iremos trazer uma proposta de atividade pedagógica pautada na perspectiva da teoria da variação para assinalar algumas alternativas de como abordar esses fenômenos, fugindo do parâmetro dicotômico referido acima. Sendo, pois, de natureza qualitativa, nossa pesquisa terá a contribuição para seu embasamento teórico, as discussões dos seguintes autores: Alkmim (2007), Antunes (2007), Bagno (2006, 2007, 2008, 2009), Bortoni-Ricardo (2004, 2005), Chagas (2015), dos PCN (BRASIL,1997, 1998), entre outros.
Descrição: SILVA, E. C. da. A variação linguística em sala de aula: a gíria como uma proposta de atividade pedagógica para o Ensino Fundamental. 2018. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17624
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eliane Costa da Silva.pdfPDF - Eliane Costa da Silva5.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.