Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17630
Título: Geografia e Libras: um estudo sobre o ensino da Cartografia para estudantes surdos/as
Autor(es): Nunes, Katiana Lourenço
Palavras-chave: Ensino de Geografia
Cartografia
Surdez
Data do documento: 2018
Resumo: A Geografia é a ciência que tem como um dos seus objetos de estudo, o espaço; a Cartografia se constitui como uma técnica de representação do espaço real. Nessa perspectiva, é importante salientar que o ensino da cartografia escolar é de suma importância para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno. Dessa maneira, a presente pesquisa teve como objetivo identificar as especificidades do ensino de Geografia para surdos, fazendo um recorte e tendo como foco os conteúdos cartográficos, buscando identificar quais são as dificuldades enfrentadas pelos professores em trabalhar os conteúdos cartográficos em sala de aula com Surdos. A metodologia iniciou-se com uma revisão de literatura, abordando materiais que dialogam sobre o tema proposto, tomando como referências os estudos de Lulkin (2016) Mantoan (2011) entre outros autores, como segunda etapa metodológica do estudo realizou-se uma pesquisa de campo em duas escolas da rede pública de ensino localizadas na cidade de Guarabira-PB, sendo uma da rede municipal, e outra da rede estadual. Diante dos dados coletados é perceptível que ainda são muito pertinentes as dificuldades na inclusão de alunos Surdos na escola de ensino regular, há problemas de infraestrutura nas escolas, nos currículos, que não contemplam as necessidades educacionais dos alunos, e, sobretudo problemas na formação docente. Assim, tais questões refletem na aprendizagem dos alunos, principalmente dos Surdos que possuem uma língua e cultura própria, necessitando de adaptações que ultrapassam a presença de um interprete de Libras, para que consigam compreender os conteúdos e relacionar o mesmo com seu cotidiano.
Descrição: NUNES, K. L. Geografia e Libras: um estudo sobre o ensino da Cartografia para estudantes surdos/as. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17630
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katiana Lourenço Nunes.pdfPDF - Katiana Lourenço Nunes4.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.