Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17632
Título: O exercício do direito de greve na educação pública
Autor(es): Lima, Ingra Dávila Leite
Palavras-chave: Educação
Direitos Sociais
Greve
Constituição Federal
Data do documento: 2018
Resumo: Este trabalho trata-se de uma pesquisa doutrinária e jurisprudencial, tendo como objetivo trazer à tona a discussão de um tema que tem gerado grandiosa polêmica no cenário jurídico brasileiro, o direito de greve no setor público, fazendo uma análise histórica e enfatizando diversos pontos importantes, principalmente no que tangencia a greve nas instituições de ensino públicas, sejam elas escolas ou universidades. Ressaltando, também, a importância do exercício do direito de greve na educação pública, demonstra-se, através deste artigo, que a ponderação deve ser utilizada para assegurar a greve dos professores, bem como, a continuidade da educação pública, pois, como se sabe, atualmente, discute-se com afinco o que deveria prevalecer, a prerrogativa dos profissionais exercerem o seu direito à greve, para, assim, reivindicar as suas demandas, ou o direito à educação dos estudantes, que anseiam por aprender e têm sido prejudicados pelas incontáveis greves que se fazem presentes no cotidiano das instituições de ensino brasileiras. Descreve-se, através das leis, a real importância da greve, jurisprudências, códigos e legislações correlatas que tratam da temática, visando, ainda, buscar uma adequação quanto ao bom senso e o uso de tal instrumento como meio de obtenção de melhorias.
Descrição: LIMA, I. D. L. O exercício do direito de greve na educação pública. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17632
Aparece nas coleções:42 - TCC
42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ingra Dávila Leite Lima.pdfPDF - Ingra Dávila Leite Lima6.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.