Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17662
Título: A representação da mulher negra no currículo do curso de Pedagogia do CH-UEPB
Autor(es): Silva, Paula Paulino da
Palavras-chave: Currículo - mulher negra
Invisibilidade social - mulher negra
Pedagogia - mulher negra
Data do documento: 2018
Resumo: A presente monografia teve como objetivo investigar a representação da mulher negra no currículo do curso de Pedagogia do CH-UEPB. A necessidade de pesquisa dessa temática é urgente, uma vez que, vivemos em uma sociedade que inferioriza e invisibiliza as mulheres negras e nesse sentido, cabe refletir acerca das problemáticas que acometem a vida dessa população e discutir como um currículo multicultural que insira essa temática pode ser instrumento de uma mudança na mentalidade social, em que ao o racismo e os estereótipos negativos contra as mulheres negras estão enraizados. No que tange embasamento teórico, a pesquisa está fundamentada em Werneck (2010), Gonzalez (1984), Crenshaw (2002), Silva (2000), Carneiro (2011), dentre outros. Quanto à metodologia, foi utilizada a análise de cunho qualitativo, por meio de pesquisa documental cuja fonte de análise foi o Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia do CH-UEPB. Também foram feitas pesquisas em materiais bibliográficos e webgráficos. Nesse sentido buscou-se com esse trabalho discutir acerca da realidade de opressões a qual estão inseridas as mulheres negras e a importância de um currículo multicultural com o objetivo de contribuir para uma mudança da mentalidade social que naturaliza a inferiorização dessa população. Sendo assim, esse trabalho buscou apontar o curso de Pedagogia e o espaço universitário como um cenário de discussão de uma temática tão importante na busca por uma reflexão acerca da realidade desigual socialmente a qual estão submetidas às mulheres negras.
Descrição: SILVA, P. P. da. A representação da mulher negra no currículo do curso de Pedagogia do CH-UEPB. 2018. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17662
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paula Paulino da Silva.pdfPDF - Paula Paulino da Silva4.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.