Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17684
Título: Jogos e brincadeiras como resgate da cultura: construção de brinquedos
Autor(es): Ferreira Neto, Antonio
Palavras-chave: Brincadeiras educativas
Resgate cultural
Aprendizagem lúdica
Educação física escolar
Educação infantil
Data do documento: 29-Jun-2018
Resumo: O trabalho traz a importância do brincar. As brincadeiras e os brinquedos auxiliando no desenvolvimento da criança em seus vários aspectos, ocupando um importante papel dentro do mundo infantil. Mostra os benefícios que as brincadeiras do tempo de nossos avós e pais podem trazer as crianças. Também é importante destacar, as brincadeiras atuais e o que elas vêm proporcionando as nossas crianças. Brincadeiras essas, que na maioria das vezes são acompanhadas de brinquedos eletrônicos. Como primeira tarefa proporcionou-se aos alunos uma roda de conversa, cujo objetivo foi verificar o conhecimento que cada aluno tinha sobre o conhecimento que possuíam sobre os brinquedos e brincadeiras antigas. As atividades foram desenvolvidas em seis oficinas de trabalho, seguindo suas especificidades próprias. Materiais considerados descartáveis, aliados à criatividade, espontaneidade e da liberdade de expressão, viabilizaram momentos de encantamento pelas brincadeiras. A aplicação do resgate de jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física, é um meio de estimular, analisar e avaliar aprendizagens específicas dos alunos. Além disso, o lúdico envolve motivação, interesse, e satisfação, ativando aspectos referentes às emoções e à afetividade, componentes importantes no processo de construção do conhecimento. Portanto, o trabalho com o resgate dos jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física é uma algo que deve ser explorado pelo professor não só na Educação Infantil, mas sim, dando continuidade nas séries iniciais e também nas séries finais, com aprendizagem significativa, possibilitando avaliar os alunos em uma gama de relações sociais.
Descrição: FERREIRA NETO, A. Jogos e brincadeiras como resgate da cultura: construção de brinquedos. 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17684
ISSN: CDD 372.86
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Antonio Ferreira Neto.pdfPDF - Antonio Ferreira Neto655.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.