Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17696
Título: Resgate de brincadeiras antigas através dos jogos populares
Autor(es): Lima, Maria José de
Palavras-chave: Brincadeiras antigas
Jogos pedagógicos
Educação física escolar
Jogos infantis
Data do documento: 29-Jun-2018
Resumo: 9 RESGATE DE BRINCADEIRAS ANTIGAS ATRAVES DOS JOGOS POPULARES RESUMO As atividades iniciaram com rodas de conversas sobre brincadeiras antigas que os alunos conheciam ou já brincaram em um segundo momento foi realizada uma pesquisa com os pais e ou responsáveis sobre os jogos e brincadeiras que eles brincavam e jogavam quando criança, esta atividade promoveu a socialização e interação afetiva entre criança e família e em seguida, os alunos realizaram a socialização da pesquisa, onde todos juntos escolheram as melhores brincadeiras e jogos para praticarem. Os jogos são sem dúvida, a forma mais natural de despertar na criança a atenção para uma atividade. A palavra jogo se origina do vocábulo latino Ludus, que significa diversão, brincadeira. foram desenvolvidas várias atividades, apresentação de vídeo sobre jogos e brincadeiras antigas, roda de conversas sobre os jogos atuais e os antigos, entrevista com pais e ou responsáveis sobre como eram as brincadeiras quando eles eram crianças, apresentação das entrevistas, Pesquisa de materiais, confecção dos brinquedos ( peteca, pé de lata; bola de meia; resgate de cantigas de roda, brincadeiras: estátua, amarelinha, pular corda, esconde-esconde, passa anel) escolha através de eleição dos 10 melhores jogos ou brincadeiras, vivência das brincadeiras. Diante de tudo que foi exposto nesta pesquisa, entendi que os jogos populares, junto com as brincadeiras antigas são um ótimo conteúdo a ser abordado nas aulas de Educação Física Escolar, não só para explorar e aproveitar todos os aspectos positivos que a aplicação de tais jogos nos oferece, mas também contribuir com esse processo de transmissão que nos últimos tempos parece estar um tanto comprometido. Outra importância dos jogos populares diz respeito à cultura regional de um grupo, o que caracterizam uma cultura local.
Descrição: LIMA, M. J. Resgate de brincadeiras antigas através dos jogos populares. 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física EAD) - Universidade Estadual da Paraíba , Pró-Reitoria de Ensino Médio, Técnico e Educação a Distância, Centro de Ciências Humanas e Exatas, Monteiro, 2018. [Relato de experiência ]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17696
ISSN: CDD 372.86
Aparece nas coleções:TCC - PARFOR - ED. FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Jose de Lima.pdfPDF - Maria José de Lima343.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.