Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17713
Título: O surgimento de periferia no espaço urbano de Alagoinha/PB: o caso do Alto do Cruzeiro
Autor(es): Pereira, Geilson Silva
Palavras-chave: Alto do Cruzeiro
Periferia urbana
Infraestrutura
Alagoinha/PB
Data do documento: 2018
Resumo: Esta pesquisa foi realizada na comunidade do Alto do Cruzeiro, no qual se configura como uma área periférica da cidade de Alagoinha-PB. Tal área periférica concentram aspectos como a pobreza e as desigualdades sociais que ocorrem nas cidades brasileiras. Nesta perspectiva buscamos compreender como se formam as áreas periféricas e em qual realidade social se inserem os moradores que lá residem. Enquanto os pobres vivem sem benefícios dos serviços públicos a elite vive em locais onde se tem uma infraestrutura adequada. Foi realizado entrevistas com a população para compreender como funciona os problemas na área estudada e constatamos que muitos que lá vivem não tem outra opção e por isso moram nesses locais afastados do centro da cidade. Este trabalho tem como objetivo geral analisar os aspectos sociais e econômicos da comunidade e como estes influenciam na qualidade de vida da população, pois com a ausência de serviços públicos e com uma infraestrutura desqualificada proporciona para que a qualidade de vida se torne cada vez mais precária. Além disto, é importante analisar as moradias, saneamento, básico, esgoto, lixo, abastecimento de água pavimentação e serviços públicos em geral. O método utilizado é o dialético, tal conceito surgiu na Grécia antiga com Aristóteles, este método é definido como o modo de pensar as contradições da realidade como algo totalmente contraditório e que está em constante processo de transformação. Os procedimentos metodológicos utilizados, foram pesquisa documental bibliográfica em artigos, livros, e teses que debatem o tema em questão e por fim um trabalho de campo. No entanto se pode perceber que mesmo em cidades pequenas se concentram áreas segregadas onde a população sofre com a falta de investimentos por parte das autoridades públicas que não tomam iniciativa para amenizar os problemas nestes locais. Esta pesquisa tem como justificativa entender o quanto é importante estudar o espaço geográfico, pois é por meio dele que se pode estudar o espaço urbano, analisando de forma crítica as condições de vida que a infraestrutura vem proporcionando para a qualidade de vida dos moradores da comunidade. Entretanto se pode constatar que a periferia urbana vive subordinada a áreas centrais e que enquanto não houver um investimento na saúde, educação, infraestrutura e moradia de qualidade, essas áreas sempre terão uma precária condição de vida, por isso é crucial que se tenha emprego para que se tenham melhores condições de vida que beneficiem a todos, pois só assim esses locais serão lugares dignos para viver e a sua população passará a usufruir dos mesmos direitos do restante dos indivíduos que residem nos centros urbanos.
Descrição: PEREIRA, G. S. O surgimento de periferia no espaço urbano de Alagoinha/PB: o caso do alto do cruzeiro. 2018. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17713
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geilson Silva Pereira.pdf9.45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.