Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17716
Título: Auxílio reclusão
Autor(es): Elias, José Eduardo Pereira
Palavras-chave: Auxílio reclusão
Benefício previdenciário
Segurado
Baixa renda
Data do documento: 2018
Resumo: Nesta pesquisa buscou-se estudar e analisar o benefício previdenciário intitulado como Auxilio Reclusão, o qual faz parte do rol de benefícios concebidos pelo governo federal, através do instituto Nacional do Seguro Social. Muitos, por falta de conhecimento, pensam que tal instituto previdenciário surgiu a pouco tempo e em contra partida a esta concepção procura-se fazer um apanhado histórico dos primórdios do surgimento do auxilio reclusão em nosso arcabouço jurídico, mostrando que a muito tempo que existe a normatização desse benefício. Nosso trabalho é pautado na pesquisa bibliográfica e almeja esclarecer que tal benefício é de suma importância para a segurança social, onde evita que pessoas fiquem desprovidas de sua renda básica para a manutenção da subsistência, promovendo a condição mínima para evitar a miserabilidade. Dentro do que foi analisado em nossa pesquisa, verificou-se que algumas incongruências ocorreram quanto a evolução das normas que cercam o beneficio do auxilio reclusão, a exemplo disto tenta-se buscar e explicitar os elementos que criticam a promulgação da Emenda Constitucional 20/1998, a qual consolida o requisito da baixa renda para a concessão do auxilio ora analisado. Ainda procura-se desmistificar a falácia de que o auxilio reclusão seria uma “bolsa bandido”, ou mesmo um incentivo a delinquência.
Descrição: ELIAS, J. E. P. Auxílio reclusão. 2018. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17716
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Eduardo Pereira Elias.pdfPDF - José Eduardo Pereira Elias4.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.