Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17732
Título: A influência da sociedade patriarcal na vida da personagem Mrs. Dalloway
Autor(es): Silva, Erilâne de Lima
Palavras-chave: Literatura - Romance
Influência cultural
Sociedade patriarcal
Virginia Wolf
Data do documento: 13-Nov-2018
Resumo: A vida é feita de escolhas e muitas vezes a pessoa que faz uma escolha não está pensando unicamente em suas vontades e sim no que os outros vão pensar. Não é de hoje que o ser humano costuma tomar decisões baseadas no meio social em que vive, tornando-se assim um ser obediente. Este trabalho apresenta uma análise de como a sociedade teve influência na vida da personagem Clarissa, na obra Mrs. Dalloway de Virginia Woolf. Além de, apresentar como era o papel social da mulher na era vitoriana. Para fundamentar esta pesquisa, utilizamo-nos da contribuição de teóricos como: Michelle Perrot (2016), Michel Foucault (1988), Pierre Bourdieu (2012), Pereira (2010), entre outros. Nossa pesquisa está classificada como pesquisa bibliográfica, desde que, recorremo-nos a livros e artigos como objeto de estudo. Observamos na personagem, Clarissa, que suas escolhas foram feitas com base no que a sociedade ditava, contudo, em seu íntimo era também o que a mesma queria, apesar de muitas vezes parecer arrependida de suas decisões feitas na adolescência, quando aparentava ter o desejo de mudar o mundo ao lado de seus amores. Desse modo, conclui-se que, embora Mrs. Dalloway tenha escolhido viver uma vida tradicional, seguindo os preceitos da sociedade e demonstra muitas vezes arrepender-se, a própria busca em suas decisões, motivos para ter tomado o melhor caminho, pois em sua condição de mulher, essa era a única forma de viver confortavelmente.
Descrição: SILVA, Erilâne de Lima. A influência da sociedade patriarcal na vida da personagem Mrs. Dalloway. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17732
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Erilâne de Lima Silva.pdf668.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.