Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17734
Título: Temáticas históricas nas canções da banda Iron Maiden: diálogos entre música e ensino de História
Autor(es): Vasconcelos, Hugo Rennan Cavalcanti
Palavras-chave: Música
Recurso didático
Ensino de História
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: Neste estudo, tratamos sobre as diferentes temáticas históricas em distintas temporalidades, no contexto das canções de heavy metal viabilizadas pela banda supracitada. O objetivo é problematizar a música no ensino de História no nível médio na abordagem da temática do rock, trazendo discussões relativas a identificação de temáticas históricas nas letras das canções da banda Iron Maiden. Nossa proposta é promover reflexões sobre a necessidade de revisão e inovação de metodologias e práticas educativas, assim como apresentar o recurso da música como uma possibilidade viável em sala de aula e como auxílio ao professor (a) no processo de ensino-aprendizagem, destacando pontos que merecem atenção na hora do planejamento e na prática efetiva de sua utilização. Para promover tal discussão, dialogamos com NATIVIDADE (2008), PEREIRA (2007). Através de CUNHA (1997) refletimos de que forma o rock nos oferece possibilidades amplas de pesquisa, pois encontramos particularidades nessa vertente que propõem uma gama de valores e conceitos que ampliam a possibilidade de leituras e interpretações a partir de suas canções e temas líricos. Ao utilizarmos a categoria de representação, CHARTIER (1990) nos dá a possibilidade de pensar a cultura histórica para além da historiografia tradicional, incorporando as práticas sociais em consonância com os estudos acerca do rock. Este trabalho se situa no campo dos estudos historiográficos em que faz uma interface entre o ensino de História e música na perspectiva dos estudos culturais. Inseridos teoricamente na perspectiva da História Cultural. A metodologia foi está baseada numa pesquisa qualitativa do tipo exploratória com uso de questionário em interface com análise de conteúdo. Utilizamos como fonte, canções da banda Iron Maiden que abordam o tema de nosso trabalho e documentos oficiais como os PCN´s – Parâmetros Curriculares Nacionais, que trazem a discussão acerca da instituição de novas linguagens dentro do ensino de História.
Descrição: VASCONCELOS, Hugo Rennan Cavalcanti. Temáticas históricas nas canções da banda Iron Maiden: diálogos entre música e ensino de História. 2018. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17734
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hugo Rennan Cavalcanti Vaconcelos.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.