Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17735
Título: A representação da mulher renascentista através de Ofélia em Hamlet
Autor(es): Clemente, Josilvânia Maria da Silva
Palavras-chave: Críticos feministas
Personagens femininas
Mulheres renascentistas
Data do documento: 11-Dez-2017
Resumo: Existe atualmente uma preocupação com o comportamento feminino e sua representação ao longo dos séculos. A esse respeito destacamos a influência de críticos feministas que buscam entender a relação existente entre personagens femininas criadas na literatura, e seus contextos. Nesse estudo tomamos como objeto a personagem Ofélia da peça Hamlet de William Shakespeare (1601) e buscamos associar a sua representação a alguns aspectos da mulher renascentista como: o papel social, a forma de pensar, o comportamento etc. O propósito desse trabalho foi entender de que maneira e até que ponto a personagem Ofélia representa a condição da mulher na Inglaterra Elisabetana. Para podermos fundamentar nosso estudo buscamos compreender inicialmente o contexto histórico e social que viviam as mulheres na época do Renascimento. Em seguida analisamos a peça de Shakespeare e alguns textos de críticas feministas. Como resultado de nossa pesquisa entendemos que Ofélia, apesar de ser uma mulher obediente e demonstrar atitudes submissas, é também uma mulher com uma face oculta e cheia de segredos.
Descrição: CLEMENTE, Josilvânia Maria da Silva. A representação da mulher renascentista através de Ofélia em Hamlet. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17735
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josilvânia Maria da Silva Clemente.pdf564.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.