Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17743
Título: A inserção de crianças em idade pré - escolar em escolas de ensino fundamental no município de Campina Grande - PB
Autor(es): Sousa, Flávia Alves de
Palavras-chave: Pré-escola
Educação básica
Desenvolvimento infantil
Prática curricular
Data do documento: 14-Nov-2018
Resumo: A presente monografia de conclusão de curso é fruto de uma pesquisa realizada em quatro (4) instituições escolares que ofertam a educação pré-escolar no município de Campina Grande –PB. Nossos objetivos constituíram-se em verificar se as escolas de Ensino Fundamental oferecem condições para a permanência com qualidade das crianças de 4 a 5 anos, em consonância com a legislação que rege a Educação Infantil, bem como observar se a organização espaço-temporal e às práticas pedagógicas favorecem o desenvolvimento integral das crianças, conforme ressaltado no artigo 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9.394/1996). O referencial teórico-metodológico foi composto por documentos oficiais (BRASIL, 2010); Oliveira (2010); Campos e Barbosa (2015), dentre outros. Optamos por um estudo qualitativo e quantitativo procedendo da seguinte forma: aplicamos um questionário para traçar o perfil de 8 professoras que atuam nas turmas Pré-escolar I e II das respectivas escolas e realizamos uma entrevista semiestruturada com as mesmas. Tendo por base os dados analisados constatamos que as professoras têm uma boa formação acadêmica, porém, as escolas de Ensino Fundamental não estão adaptadas/organizadas para garantir o desenvolvimento integral das crianças. Por fim, concluímos que há uma subordinação da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, pois observamos uma preocupação maior com os conteúdos previstos para a etapa posterior, caracterizando a Pré-Escola como uma etapa preparatória, sem objetivo em si mesma. No tocante a proposta pedagógica, pudemos observar pouca autonomia das professoras, no que tange a organização e implementação das práticas curriculares.
Descrição: SOUSA, F. A. A inserção de crianças em idade pré - escolar em escolas de ensino fundamental no município de Campina Grande - PB. 2018. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17743
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Alves de Sousa.pdf874.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.