Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17758
Título: Diversidade linguística no ensino médio: dos documentos oficiais ao agir docente
Autor(es): Menezes, Everton Alves
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa
Diversidade linguística
Prática docente
Data do documento: 22-Nov-2018
Resumo: A diversidade é um fator presente no espaço social e que advém da construção cultural de um povo. Entendendo-a como essencialmente humana e ligada aos preceitos de identidade, não se pode afastá-la no processo educacional, principalmente no que diz respeito ao ensino de Língua Portuguesa. Sabendo que a diversidade estabelece uma quebra de padrão, os agentes provenientes dos processos culturais e sociais que propiciam a diversidade são constantemente postos em posição de marginalização, tendem a serem descriminados e sofrerem preconceitos, sobretudo em um ambiente no qual a norma padrão é tida como parâmetro a ser seguido. Diante disso, o trabalho em foco busca compreender se a prática docente contemporânea no Ensino Médio abre espaço à análise, reflexão e estudo da Língua Portuguesa contextualizados à diversidade linguística. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental sob a perspectiva dos estudos que evidenciam tanto a prática docente quanto o fenômeno da diversidade linguística. Desse modo, primeiramente refletiu-se sobre a diversidade, partindo do âmbito social para o ambiente escolar. Em segundo lugar, foram evidenciadas pesquisas bibliográficas a respeito da linguística, partindo da concepção estrutural à Sociolinguística, na qual a diversidade linguística é fundamentada. Contou-se, para isso, com as contribuições teóricas de autores como Bagno (2013; 2015; 2017); Bortoni-Ricardo (2004; 2005; 2011; 2018), Labov (2008), Rodrigues (2011; 2016; 2017) entre outros. Posteriormente, analisou-se como os documentos oficiais (PCNEM [BRASIL, 2000], PCN+ [BRASIL, 2002], OCEM [BRASIL, 2004], RCEMPB [PARAÍBA, 2008] e LDB [BRASIL, 2017]) instruem a prática docente ao ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa contextualizada à diversidade linguística e, além disso, qual o papel da escola para o desenvolvimento de um ensino que seja pautado na diversidade. Finalmente, foram observadas aulas de duas professoras colaboradoras da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande-PB de modo a analisar como o estudo da diversidade linguística tem sido efetivado nas aulas de Linguagens. A pesquisa exploratória foi realizada através de observações em turmas do Ensino Médio, disponibilizadas semanalmente. O estudo permitiu concluir que por mais que as professoras andem timidamente no caminho que procura desconstruir um ensino tradicionalista e tentem estabelecer uma prática docente pautada na contextualização da diversidade linguística às aulas de Língua Portuguesa, a comunidade escolar analisada, incluindo os próprios alunos, não se mostra preparada para receber uma metodologia mais inovadora. Sendo assim, fica evidente que há um significativo desconhecimento da perspectiva analítico-reflexiva do contexto da diversidade linguística pelos sujeitos da escola.
Descrição: MENEZES, E. A. Diversidade linguística no ensino médio: dos documentos oficiais ao agir docente. 2018. 64p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17758
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Everton Alves Menezes.pdf619.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.