Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17765
Título: O PROAFE e a implementação da abordagem experimental na rede pública de Ensino Fundamental do município de Campina Grande, segundo a perspectiva da gestão escolar
Autor(es): Roque, Railene Fernandes
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Experimentação
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 20-Jun-2018
Resumo: Este estudo tem como objetivo caracterizar a contribuição do PROAFE à implementação da abordagem experimental na rede pública de Ensino Fundamental do município de Campina Grande, segundo a perspectiva da gestão escolar. Dentre as principais dificuldades enfrentadas no ensino de ciências as mais relevantes são a falta de laboratório nas escolas e a ausência de aulas práticas. Esta situação tem gerado preocupações entre os educadores, pois os recursos didáticos que as escolas possuem não são suficientes para garantir um processo de ensino e aprendizagem com qualidade. Este fato tem refletido de forma negativa em avaliações como do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes-PISA, evidenciando a necessidade de buscar alternativas para reverter tal quadro. A experimentação no ensino de ciências surge como estratégia metodológica com grande potencial para superar essa problemática. Preocupados com a aprendizagem dos alunos e o processo formativo de professores, a Universidade Estadual da Paraíba, com apoio da Prefeitura do município de Campina Grande, instituíram o PROAFE, programa que busca apoiar e intervir tanto no processo de ensino-aprendizagem, quanto na formação dos professores, na perspectiva de mudar o contexto através de aulas experimentais. A pesquisa envolveu escolas da rede pública municipal de Campina Grande, participantes do PROAFE. A metodologia de métodos mistos utilizou um questionário para coleta dos dados e a análise de dados baseou-se na técnica de Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin. Segundo os gestores, o PROAFE contribui de modo inovador para a realidade dos estudantes atendidos ao proporcionar o confronto entre fatos e teorias que explicam os fenômenos naturais, todavia, necessita ampliar a participação dos professores no programa como forma de aperfeiçoá-lo.
Descrição: ROQUE, R. F. O PROAFE e a implementação da abordagem experimental na rede pública de Ensino Fundamental do município de Campina Grande, segundo a perspectiva da gestão escolar. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17765
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Railene Fernandes Roque.pdfPDF - Railene Fernandes Roque20.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.