Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17767
Título: Irmã natureza e irmão humano: imaginação e realidade em figuras da amizade na obra "O meu pé de laranja lima"
Autor(es): Souza, Juliany Correia de
Palavras-chave: Semântica discursiva
Figura
Imaginação
Realidade
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: Essa pesquisa encontra-se pautada em analisar como se dá a relação de amizade do personagem principal da obra literária infanto juvenil “O meu pé de Laranja Lima” com duas figuras de destaque no livro. Especificamente, analisamos uma figura que representa a esfera da imaginação e outra que constitui a realidade. Nesse âmbito de investigação, o estudo em discussão tem o intuito geral de explorar a constituição do discurso do personagem principal ao estabelecer relações de amizade com o um pé de laranja lima e com um português que outrora foi seu inimigo. Estritamente, pretende-se investigar o texto e relacioná-lo aos estudos no campo da semântica discursiva (FIORIN, 2005), enfatizando o exame dos processos figurativos e temáticos presentes na obra. Para fundamentar esta proposta, será tomada por base a contribuição de autores como Ricoeur (2013) e Maingueneau (1997), com o objetivo de refletir algumas noções teóricas sobre interpretação e relacionadas ao interdiscurso, de Bakhtin ([1929] 2010) e Fiorin (2005) no que diz respeito à semântica discursiva. Sendo uma pesquisa do tipo bibliográfica, a análise do corpus expõe a figurativização que culmina no tema da amizade, esta, sendo perspectivada pelo âmbito imaginativo (como criativo e eco social) e o humano (como senso da realidade e da fraternidade). De forma geral, pode-se afirmar que há na obra um percurso figurativo que aponta para a temática da amizade, e este percurso tem duas figuras principais: um pé de laranja lima e um homem.
Descrição: SOUZA, J. C. de. Irmã natureza e irmão humano: imaginação e realidade em figuras da amizade na obra "O meu pé de laranja lima". 2018. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17767
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliany Correia de Souza.pdf385.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.