Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17768
Título: O cuidador educacional frente á profissionalização: limites e possibilidades
Autor(es): Ferreira, Silvilene Márcia
Palavras-chave: Política de educação inclusiva
Cuidadores educacionais
Profissionalização
Data do documento: 12-Nov-2017
Resumo: O presente Trabalho Acadêmico orientado examina limites e possibilidades de cuidadores educacionais frente à profissionalização. O mesmo apoiou-se em autores como Stephen Ball (2006; 2011) e Ernesto Laclau (2011), dentre outros, para discutir esta função, recentemente criada, na política de inclusão, especificamente, no espaço da escola regular. Utilizou-se de pesquisa exploratória, de cunho qualitativo e pesquisa documental. Como instrumento de coleta de dados, de observação e roteiro de entrevista semiestruturado na perspectiva de investigar a implementação da função de cuidadores educacionais a fim de auxiliar e amparar o aluno com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou superdotação nas escolas municipais da rede regular de ensino. Participaram enquanto sujeitos da pesquisa, quatro cuidadoras educacionais que estão atuando em escolas da rede pública municipal de ensino de Campina Grande/PB, uma professora da sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a Coordenadora da Secretaria de Educação Especial do referido município, e a Coordenadora adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba no biênio 2014/2016. Após análise dos dados, podemos dizer, contingencialmente, que os esforços envidados pela Secretaria de Educação (SEDUC), no sentido de atender as demandas da educação especial são consideráveis, entretanto, tem-se uma função sendo desenvolvida sem amparo de prerrogativas legais. É uma função recente, mas que carece de legalização.
Descrição: FERREIRA, S. M. O cuidador educacional frente á profissionalização: limites e possibilidades. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17768
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Silvilene Márcia Ferreira.pdf975.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.