Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17772
Título: A vulnerabilidade socioambiental ocorrida pela ocupações irregulares das oficinas mecânicas no bairro das Malvinas, em Campina Grande - PB
Autor(es): Galdino, Edglay Costa
Palavras-chave: Responsabilidade socioambiental
Degradação ambiental
Oficina mecânica
Ocupação irregular
Data do documento: 21-Nov-2018
Resumo: O aumento da produção veicular em todo país nas últimas duas décadas, vem impulsionado à abertura de novas oficinas mecânicas e de lanternagem em praticamente todas as cidades do território nacional, inclusive no município de Campina Grande-PB. Esse setor tem alterado a dinâmica da cidade campinense, outrora baseada nessas atividades em um lugar especifico que é o Distrito dos Mecânicos. Esse trabalho tem como objeto de estudo análise de alguns transtornos causados a população local onde estão instaladas essas oficinas, duas delas localizadas no bairro das Malvinas em Campina Grande-PB. A proposta do estudo apresentado consiste em apontar indícios e alternativas para se pensar o crescimento das cidades de modo racional no uso e na ocupação dos espaços das áreas urbanas e limítrofes; gerenciamento planejado de políticas capazes de promoverem a participação dos atores envolvidos identificando-se os conflitos. Essas políticas devem ser compatíveis com as perspectivas envolvidas, procurando estimular atividades economicamente viáveis e que mantenham um ordenamento na apropriação do espaço. Sendo assim esta pesquisa apoia-se na geografia crítica, com ênfase na pesquisa de campo e bibliográfica, destacando as consequências que esses serviços proporcionam no espaço. Utilizou-se de registros fotográficos, entrevistas para melhor entender essa conjuntura. Por fim conclui-se que é inadequada a instalação destes serviços nesses espaços que não possuem infraestrutura adequada para este fim, havendo necessário um planejamento para este meio.
Descrição: GALDINO, E. C. A vulnerabilidade socioambiental ocorrida pela ocupações irregulares das oficinas mecânicas no bairro das Malvinas, em Campina Grande - PB. 2018. 33p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17772
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edglay Costa Galdino.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.