Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17782
Título: Análise do problema do mal em Agostinho
Autor(es): Rodrigues, Adolfo Bruno Pereira
Palavras-chave: Santo Agostinho
Filosofia medieval
Maniqueísmo
Problema do mal
Data do documento: 19-Nov-2018
Resumo: O presente artigo tem como finalidade mostrar de forma objetiva e panorâmica como a questão do mal adentra na vida de Santo Agostinho a partir da obra "Confissões" e como ele analisa esse problema, a saber, a origem do mal. Para tanto, iremos percorrer o caminho trilhado pelo filósofo desde sua permanência no maniqueísmo, como também a descoberta da filosofia dos neoplatônicos e por fim sua resposta a esse problema mediante a sua conversão a fé cristã católica. Nesta obra, principalmente, no livro VII, o filósofo expõe a sua inquietude sobre a temática e suas discussões com os maniqueístas acerca da natureza do mal. Agostinho convertido ao cristianismo contrapõe aos maniqueus afirmando que não pode existir duas naturezas, mas apenas uma. Os maniqueus, por sua vez, afirmavam a existência de duas naturezas, uma conhecida como o Bem e outra como o Mal, ambas existentes desde a eternidade.
Descrição: RODRIGUES, A. B. P. Análise do problema do mal em Agostinho. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17782
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adolfo Bruno Pereira Rodrigues.pdf405.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.