Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17786
Título: A utilização da memória como aliado no desenvolvimento da aprendizagem em LI
Autor(es): Costa, Denise Teixeira da
Palavras-chave: Língua inglesa
Docência
Idioma estrangeiro
Didática
Funcionamento celebral
Data do documento: 12-Nov-2018
Resumo: No âmbito de ensino nos deparamos com as mais diversas realidades, e como professores precisamos possuir o discernimento de compreender e saber lidar com cada uma delas de forma singular. Dentro da vertente educacional, conhecimentos específicos relacionados ao funcionamento cerebral se tornam cruciais para que os docentes sejam conscientes no planejamento de suas aulas, proporcionando assim o aprendizado efetivo de seus alunos. O objetivo principal deste artigo é demonstrar como o professor que possui conhecimentos relativos ao funcionamento cerebral e como o aprendizado acontece (IZQUIERDO, 2011) consegue desenvolver aulas que potencializam a apreensão dos conteúdos, utilizando abordagens como a construção de Sequências Didáticas (SD) (CRISTOVÃO, 2009) e do modo indutivo (MURCIA, 2010) como forma efetiva de realizar revisões e imersões em conteúdos programáticos da Língua Inglesa (LI). O intuito deste trabalho é exatamente proporcionar discussões sobre como o professor em formação inicial de LI precisa compreender o funcionamento cerebral voltado à apreensão de novos conteúdos. A nossa análise se ancora em uma pesquisa de cunho bibliográfico qualitativo que busca analisar dois módulos em uma SD aplicada em uma escola no interior da Paraíba, almejando comprovar que a utilização de metodologias específicas de ensino contribui para auxiliar os estudantes a compreenderem o conteúdo proposto construindo novos saberes em sua memória de longo prazo. Como resultado desta pesquisa, podemos afirmar que o conhecimento que o professor tinha sobre os funcionamentos cerebrais voltados a aprendizagem de novos conteúdos fez com que ele utiliza-se de métodos específicos que o ajudaram a potencializar a aprendizagem dos estudantes enaltecendo a importância deste conhecimento no aprendizado dos alunos e na formação inicial e continuada de professores.
Descrição: COSTA, D. T. da. A utilização da memória como aliado no desenvolvimento da aprendizagem em LI. 2018. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua ) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17786
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Denise Teixeira da Costa.pdf618.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.