Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17815
Título: Soledad, meditación y malancolía em La Thegua (1960), de Mario Benedetti
Autor(es): Santos, Taissa Clara Soares Gomes dos
Palavras-chave: Melancolía
Análise do discurso
Literatura na América Latina
Data do documento: 12-Nov-2018
Resumo: Nosso trabalho propõe uma análise da melancolia presente no romance La trégua (1959), de Mario Benedetti, que também foi adaptado para o cinema pelo diretor argentino Sergio Renán. Esta obra, que retrata a cidade de Montevidéu e que foi escrita em forma de diário, retrata a vida inócua e sem perspectivas dos grandes centros urbanos, assim como a luta contra a solidão, o que desencadeia a melancolia do protagonista. Este, apesar de ter três filhos, vive muito solitário desde a morte de sua esposa. Está perto de aposentar-se e se preocupa muito com o que fará com o tempo livre, assim que parar de trabalhar. Para fazer esta análise, mostraremos trechos do romance em que apareçam situações que demonstrem a melancolia do protagonista, para, a partir deles, em conjunto com os textos teóricos, investigarmos como a melancolia é abordada nesta obra. Ao mostrarmos alguns destes fragmentos, também nos apoiaremos em imagens que extrairemos do filme, de 1974, para complementação do nosso estudo. Teremos como aporte teórico, para o estudo da melancolia, Scliar (2003), Saturno nos trópicos: a melancolia européia chega ao Brasil. Para o estudo do contexto histórico da América Latina dos anos 60 e 70, no basearemos em Corrêa (2018), Historia y política en la poesía de Mario Benedetti. Para a pesquisa sobre o autor, utilizaremos os dados disponíveis na Fundación Mario Benedetti (2017).
Descrição: SANTOS, T. C. S. G. dos. Soledad, meditación y malancolía em La Thegua (1960), de Mario Benedetti. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17815
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Taissa Clara Soares Gomes dos Santos.pdf790.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.