Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17828
Título: Como se constrói a figura do demoníaco no Brasil: análise da ressignificação do sobrenatural sob os povos originários
Autor(es): Gomes, Alessandra Sislayne Cariri
Palavras-chave: Povos originários
Demoníaco
Período colonial
Cultura
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: Põe-se em questão a análise da solidificação do demônio-cristão em terras brasileiras durante o período colonial, a partir da relação entre os portugueses e os povos originários que aqui viviam, entendendo a justificativa demoníaca como elemento fundamental para o processo de aniquilação da cultura e da vida do “Outro”. Observamos a construção demoníaca como artifício ideológico e marcas gritante do colonialismo em pleno século XXI, analisando a bancada ruralista no congresso nacional percebemos discursos que reverbera a demonização criada no período colonial. O atual presidente eleito Jair Bolsonaro corrobora com esse discurso, colocando os povos originários como último plano do seu governo, sua fala vai além na inferiorização é uma ação contra a humanidade. Este artigo explicita características de diferente correntes historiográfica no campo da religiosidade e do imaginário, corroborando com um debate interdisciplinar no campo da antropologia.
Descrição: GOMES, A. S. C. Como se constrói a figura do demoníaco no Brasil: análise da ressignificação do sobrenatural sob os povos originários. 2018. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17828
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alessandra Sislayne Cariri Gomes.pdf472.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.