Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17830
Título: O conceito de solidariedade e as relações interpessoais na percepção dos alunos do 6º ano de uma escola pública
Autor(es): Soares, Thayanne Barbosa
Palavras-chave: Parâmetros curriculares nacionais
Ensino fundamental II
Cinema e educação
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: Ao entender a importância do cinema como ferramenta pedagógica, este artigo parte de uma experiência didático-pedagógica que articulou o cinema de animação com o Tema Transversal Ética proposto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s). Compreendendo o vasto repertório de conceitos relacionados à ética, optamos por trabalhar com o conceito de solidariedade. Nossa pesquisa é uma abordagem qualitativa, com campo de investigação na Escola de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, situada na Cidade de Campina Grande – PB. O objetivo geral foi o de explorar através de uma experiência didática: Como os alunos do 6º ano compreendem o conceito de solidariedade no contexto social e em suas relações interpessoais? Os objetivos específicos foram: analisar o processo de assimilação e reconhecimento sobre o que é ser solidário e conhecer como os alunos identificam a solidariedade relacionando com suas vivências pessoais. Escolhemos o filme “Irmão Urso” (dir. Aaron Blaise e Robert Walker, 2003) por focalizar o conceito de solidariedade, norteando e estimulando os alunos a discutirem o tema relacionando com a sua vida pessoal. Nosso referencial teórico é composto por Bauman (1999; 2004), no que diz respeito aos conceitos de ética, solidariedade e afetividade; A análise do Tema Transversal dos PCN´s (1997); em relação à articulação entre cinema e educação discorremos a partir de Duarte (2002) e Napolitano (2003); a relação entre cinema e imagem se constituiu através de Fantin (2009). A respeito da nossa coleta e análise de dados seguimos a abordagem qualitativa proposta por Mattos (2011), Marchi (2018), Godoy (1995) e Beaud e Weber (2007) enquanto que as reflexões sobre o professor como investigador de sua própria prática foram comentadas a partir de Paiva (2003). Também fez parte da nossa pesquisa a elaboração de um projeto de intervenção didático-pedagógico com instrumentos e coleta de dados, a produção de slides e edição do filme para o trabalho em sala de aula, com vinte (20) alunos com idades entre onze (11) e quatorze (14) anos. Os resultados da pesquisa apontaram que a maioria dos alunos entende por solidariedade o ato de doar-se ao seu próximo, percebendo a solidariedade como uma prática de sensibilização com o outro, e identificando como uma postura não solidária o pensamento individual.
Descrição: SOARES, T. B. O conceito de solidariedade e as relações interpessoais na percepção dos alunos do 6º ano de uma escola pública. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17830
Aparece nas coleções:21 - TCC
21 - TCC
21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayanne Barbosa Soares.pdf478.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.