Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17884
Título: Uma contextualização do ensino de polímeros em uma escola do Ensino Médio do município de Campina Grande – PB, com o uso do tema transversal Química Ambiental
Autor(es): Nascimento, Cláudia Carolina da Silva
Palavras-chave: Química ambiental
Recursos didáticos
Polímeros
Ensino de Química
Data do documento: 18-Jul-2018
Resumo: Polímeros são macromoléculas constituídas por monómeros. Os polímeros podem ser agrupados segundo várias classificações, nomeadamente: quanto à natureza da sua cadeia, à sua estrutura, à morfologia, à reação que os originou. Sendo a última a mais importante de todas. Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio da turma do 3° ano numa escola estadual do município de Campina Grande, Raul Cordula referente ao tema: educação ambiental com a contextualização do ensino de polímeros. O projeto teve como objetivo contextualizar os conteúdos de química orgânica ao estudo dos principais plásticos (polímeros sintéticos), buscando estudar sua utilização no dia a dia. A intervenção buscou através dos planejamentos pedagógicos a contextualização do ensino de polímeros fornecerem elementos para conscientização e reflexão sobre problemas ambientais, além de despertar nos alunos um pensamento crítico através do ensino de química. Dentre as etapas da pesquisa estão o levantamento dos conhecimentos prévios, obtidos por meio de um questionário, além de ações de informação e conscientização implementada através de um seminário ministrado sobre o tema. Depois da aula expositiva os alunos se conscientizaram sobre a importância da reciclagem, principalmente do plástico, pois a porcentagem dos alunos que adotou a reciclagem aumentou após a compreensão de que os plásticos causam muita poluição, tanto visual como poluição dos rios e solos. A diferença dos resultados apresenta-se como uma alternativa de ensino interessante para educação escolar, utilizando a educação ambiental como tema que apesar de ser obrigatória para todos os níveis de ensino, ainda não faz parte dos planejamentos pedagógicos que revelam uma dimensão social que extrapola os “muros” escolares.
Descrição: NASCIMENTO, C. C. da S. Uma contextualização do ensino de polímeros em uma escola do Ensino Médio do município de Campina Grande – PB, com o uso do tema transversal Química Ambiental. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17884
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cláudia Carolina da Silva Nascimento.pdfPDF - Cláudia Carolina da Silva Nascimento9.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.