Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17915
Título: Os benefícios da ginástica laboral para o trabalhador: Uma revisão bibliográfica
Autor(es): Silva, José Pierry Larry Cruz
Palavras-chave: Ginástica laboral
Saúde do trabalhador
Ambiente de trabalho
Data do documento: 18-Jun-2018
Resumo: Após a revolução industrial que se iniciou no século XVIII na Inglaterra, o método de trabalho da população foi modificado, a expansão do comércio internacional fez com que o método de fabricação, que até então era feudal e artesanal fosse substituído pelas linhas de produção (o sistema fabril), onde desaparece o uso de ferramentas e entra as máquinas, também substitui a força humana pela força motriz (força que move as máquinas). Trazendo para os dias atuais, o desenvolvimento da sociedade moderna junto com o avanço da tecnologia fez surgir várias funções de emprego em que não se faz necessário o movimento, onde se trabalha sentados e as vezes com computadores, podemos citar como exemplo: analistas de sistema, técnico de informática e contadores. A Ginástica Laboral é realizada no próprio local de trabalho e tem a duração em média de 15 minutos. Com as suas seções pode atender públicos de funcionários dos mais diversos segmentos, desde o nível mais alto de uma empresa até todo os colaboradores da produção. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, com ênfase em artigos publicados entre os anos de 2007 e 2017, todos os Artigos científicos utilizados para revisão foram publicados em páginas virtuais, ao todo foram selecionados 10 artigos de forma que o critério de escolha foi o ano de sua publicação. Os resultados apresentados são: diminuição de afastamento do trabalho, diminuição de dores corporais, diminuição de LER/DORT, aumento da autoestima, aumento da disposição para o trabalho, melhoria no relacionamento dentro da empresa entre outros benefícios que foram identificados.
Descrição: SILVA, J. P. L. C. Os benefícios da ginástica laboral para o trabalhador: Uma revisão bibliográfica. 2018. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17915
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Pierry Larry Cruz Silva.pdfPDF - José Pierry Larry Cruz Silva6.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.