Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17951
Título: Discurso de ódio na rede social Facebook: vozes que reproduzem a misoginia racista presente na sociedade brasileira
Autor(es): Costa, Kelson Marinho da
Palavras-chave: Racismo
Misoginia
Discurso de ódio
Facebook
Mulher negra
Data do documento: 23-Nov-2018
Resumo: A presente monografia tem como objeto de estudo o discurso misógino racista. Deste modo, o corpus dessa pesquisa é constituído de recortes de páginas do Facebook, onde, recentemente, houve ataques racistas contra mulheres negras. À vista disso, a fim de mostrar como o discurso misógino racista se forma e se apresenta nessa rede social, traçamos um panorama geral do Facebook, como meio que absorve, reproduz e ressignifica práticas humanas que são representadas e reproduzidas na e pela linguagem. Dessa forma, abordamos as concepções de língua(gem), enunciado e dialogismo na perspectiva filosófica de Bakhtin. Assim, através do procedimento da Análise Dialógica do Discurso, foi possível elaborar um levantamento sócio-histórico (do passado e do presente) acerca do racismo e da misoginia no Brasil. Nesse sentido, a hipótese que norteia a nossa pesquisa é a de que os ataques misóginos e racistas na rede social Facebook, não são meros casos isolados. Dentre os principais pesquisadores e estudiosos que contribuem teoricamente para essa pesquisa estão: Harari (2017, 2018), Diamond (2014), Pinker (2018, 2013, 2008, 1998), Karnal (2017), Ribeiro (2018) Van Dijk (2016), Silva; Rosenberg (2016), Schwarcz (1994), Fonseca et. al. (2016) Bakhtin (2016, 2011). As contribuições desses estudiosos para essa monografia possibilitaram uma conjuntura histórica acerca das origens e das transformações do racismo e da misoginia. Além disso, mostramos como essas discriminações violentas se perpetuam através da prática e do discurso. Os resultados da análise dialógica discursiva revelam que os ataques misóginos racistas, demonstrados através do corpus, não acontecem apenas no espaço cibernético, mas eles refletem um preconceito histórico que corre ao longo do tempo, apresentando-se em diversas esferas sociais, incluindo as redes de relações virtuais. Logo, tais discriminações dialogam diretamente com a realidade de milhares de mulheres negras que sofrem, cotidianamente, com a misoginia e o preconceito racial.
Descrição: COSTA, K. M. da. Discurso de ódio na rede social Facebook: vozes que reproduzem a misoginia racista presente na sociedade brasileira. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17951
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kelson Marinho da Costa.pdf2.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.