Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17955
Título: El hambre y los horrores vividos por la población de Espanã durante la guerra civil española en Las bicicletas son para el verano (1978), de Fernando Fernán Gómez
Autor(es): Santos, Cleolene da Cruz
Palavras-chave: Análise literária
Guerra civil
Guerra civil espanhola
Fome
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: Nosso trabalho propõe uma análise da fome e dos horrores pelos quais a população espanhola passou durante a guerra civil espanhola, na obra de teatro Las bicicletas son para el verano (1978), de Fernando Fernán Gómez. Esta obra retrata a cidade de Madri e sua população durante o período da guerra civil, que começou em 1936 e terminou em 1939. Primeiramente, comentaremos sobre a vida e obra do autor. Tomaremos como base, para estes comentários, estudos do Instituto Cervantes (2018) e o texto do Estudo Preliminar de Las bicicletas son para el verano, de Ana Gonzáles Tronero (2017). Na sequência, começaremos nossa análise, comentando brevemente as causas da guerra civil espanhola, bem como comentaremos como eran constituídos e o que desejavam os bandos que se enfrentaram na guerra: os de esquerda: republicanos e os de direita: nacionalistas. Feita esta contextualização, destacaremos cenas da obra que caracterizem a fome, o desespero e os horrores sofridos pela população espanhola durante a guerra civil. Para esta análise, tomaremos como base Beevor (2007), Buades (2006) y Díaz Yubero (2018).
Descrição: SANTOS, C. da C. El hambre y los horrores vividos por la población de Espanã durante la guerra civil española en Las bicicletas son para el verano (1978), de Fernando Fernán Gómez. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17955
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleolene da Cruz Santos.pdf503.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.