Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17970
Título: | A experimentação no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de genética em uma escola pública da Paraíba |
Autor(es): | Lima, Cinthya Raquel dos Santos |
Palavras-chave: | Ensino de Genética Recursos didáticos Experimentação |
Data do documento: | 16-Ago-2017 |
Resumo: | Este trabalho foi desenvolvido como parte das atividades realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O objetivo desse estudo é verificar, se o uso de aulas práticas para o aprendizado de genética no ensino médio é realmente eficaz, avaliando o desempenho e domínio dos alunos antes dos experimentos e após os experimentos. Foi utilizado o método de questionários com o propósito de avaliar o nível de conhecimento de genética (sistema ABO e fator Rh) dos alunos, antes da aula prática e após a aula prática. A escola escolhida para a aplicação do trabalho foi uma escola pública de Campina Grande – Paraíba. Para execução dessa pesquisa foi primeiramente aplicado o questionário pré-diagnóstico, que continha oito questões com o objetivo de verificar o conhecimento prévio dos alunos e suas dificuldades sobre o tema sistema ABO e fator Rh. Na segunda etapa, foi então ministrado um minicurso com a temática: sistema AB0 e fator Rh. E na terceira etapa, foi então realizada a aula prática de experimentação. Para finalizar, após a aula prática, foi aplicado um questionário pós-diagnóstico, para então averiguar a possível evolução da aprendizagem com a metodologia aplicada. Os resultados encontrados na presente pesquisa demonstram que as atividades práticas no ensino de Biologia, na área de genética, favorecem o aprendizado dos alunos por complementar as atividades realizadas em sala de aula, permitindo assim que eles possam protagonizar a apredizagem de Biologia, interagindo com as experiências e observando os fenômenos, podendo ainda despertar em alguns a vocação científica. |
Descrição: | LIMA, C. R. dos S. A experimentação no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de genética em uma escola pública da Paraíba. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/17970 |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cinthya Raquel dos Santos Lima.pdf | PDF - Cinthya Raquel dos Santos Lima | 14.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.