Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18002
Título: Avaliação de uma proposta experimental para a caracterização das funções inorgânicas (ácidos e bases) numa perspectiva problematizadora com estudantes do Ensino Médio
Autor(es): Araújo, Valmara Silva
Palavras-chave: Ensino de Química
Atividades experimentais
Experimentação problematizadora
Funções inorgânicas
Data do documento: 14-Ago-2017
Resumo: As atividades experimentais no Ensino de Química tem um papel de contribuir na observação dos fenômenos e construção de explicações científicas, sendo importante para mobilizar e significar os conhecimentos e ainda, promover espaços de discussão, de motivação, de participação no processo de construção do aprendizado. O uso de experimentos no ensino médio vem sendo apontado como uma ótima estratégia de ensino, quando se é trabalhada numa perspectiva problematizadora, possibilitando um ensino construtivista, tendo como objetivo promover uma aprendizagem significativa. O presente estudo teve como objetivo, avaliar uma proposta didática baseada na experimentação problematizadora para o estudo das funções inorgânicas (ácidos e bases) com estudantes do 2º ano de uma escola pública do Município de Itatuba-PB. Trata-se de uma pesquisa-ação de natureza quali-quantitativa. O público alvo foram 19 alunos de uma escola pública do município de Itatuba-PB. Como instrumento de coleta de dados, foram aplicados questionários abertos e uma palavra cruzada, para avaliar o rendimento dos estudantes e a proposta de ensino. Os resultados apontam que a proposta aplicada despertou motivação e interesse na aprendizagem dos conceitos referentes ao estudo das funções inorgânicas (ácidos e bases), o que ficou evidenciado na avaliação do rendimento da aprendizagem dos estudantes frente à aplicação das palavras cruzadas. Desta forma, os estudantes avaliam de forma positiva a proposta de ensino, evidenciando que ela oportunizou uma aprendizagem significativa dos conceitos estudados nas funções inorgânicas (ácidos e bases).
Descrição: ARAÚJO, V. S. Avaliação de uma proposta experimental para a caracterização das funções inorgânicas (ácidos e bases) numa perspectiva problematizadora com estudantes do Ensino Médio. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18002
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valmara Silva Araújo.pdfPDF - Valmara Silva Araújo12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.