Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18053
Título: George Eliot and the scientific method
Autor(es): Gomes Filho, Júlio César
Palavras-chave: Literatura
Método literário
Realismo
Cientismo
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: Este ensaio monográfico está inserido no campo de estudo interdisciplinar da Literatura e Ciência. Ele se propõe a investigar a forma na qual a ciência influenciou o método literário da escritora realista do século XIX George Eliot através de uma análise de variadas citações retiradas de trabalhos de ficção e não-ficção dela. Se argumenta que Eliot adotou e defendeu o realismo literário porque ela o entendia como uma forma de aplicar o método científico à literatura, consequentemente seguindo as suas convicções morais e intelectuais que haviam a levado ao cientismo. Nesse entendimento, também se propõe que Eliot agiu como uma “reaproximadora” dos discursos das humanidades e das ciências, que existiam como um até o século XIX mas que se separaram de forma consideravelmente dramática durante o curso de sua vida. Assim, curtas observações sobre as implicações do seu método científico literário são feitas, considerando essas não apenas para seus escritos mas também para o discurso das humanidades e das ciências em geral.
Descrição: GOMES FILHO, J. C. George Eliot and the scientific method. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18053
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Júlio César Gomes Filho.pdf763.16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.