Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18077
Título: La poesia de Alfonsina Storni como vehículo de insatisfacción social: una lectura de La loba y Tú me quieres blanca
Autor(es): Santos, Maria do Socorro Aguiar dos
Palavras-chave: Análise literária
Literatura Argentina
Poesia
Mulher
Direitos da mulher
Data do documento: 26-Nov-2018
Resumo: A finalidade deste artigo é mostrar a realidade das mulheres rio-platenses entre o fim do século XIX até meados do século XX, como também apresentar suas lutas e conquistas por igualdade de direitos. Para tanto, realizaremos uma análise aprofundada sobre a vida e produção poética da argentina Alfonsina Storni, uma referência literária na luta dos direitos femininos e na exposição da insatisfação social ao posicionamento das mulheres nas sociedades machistas e patriarcais. O objetivo geral de nossa pesquisa é identificar as questões relacionadas à posição social da mulher argentina na primeira metade do século XX a partir dos escritos poéticos de Alfonsina Storni, analisando os poemas La loba (1916) e Tú me quieres blanca (1918). Como objetivo específico pretendemos discutir os procedimentos utilizados pela escritora para fazer críticas em relação ao posicionamento feminino na sociedade da época. Nossa pesquisa trata-se de um estudo bibliográfico e documental, fundamentada a partir dos estudos teoricos de NUNES (2001), OLIVEIRA (2009), ROCHA (2012), ASTON (2014), entre outros pesquisadores da área, dedicados à igualdade de gêneros e ao feminismo.
Descrição: SANTOS, M. do S. A. dos. La poesia de Alfonsina Storni como vehículo de insatisfacción social: una lectura de La loba y Tú me quieres blanca. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18077
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria do Socorro Aguiar dos Santos.pdf1.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.