Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18081
Título: Maternidade e reflexões sobre o corpo e representação feminina em Romance de Cordélia
Autor(es): Pereira, Michelle Thalyta Cavalcante Alves
Palavras-chave: Maternidade
Corpo
Personagens femininas
Romance de Cordélia
Data do documento: 2018
Resumo: O estudo ora apresentado é uma leitura do Romance de Cordélia (2008), da escritora portuguesa Rosa Lobato de Faria e tem por objetivo analisar a protagonista do respectivo romance, observando, especificamente, as relações maternais que envolve a protagonista do romance. Através de um viés feminino, examinaremos a protagonista segundo o conceito de corporalidade. Assim, justificamos esta pesquisa bibliográfica com a finalidade de abranger discussões sobre a história da maternidade e a condição da mulher em consequência do mito do amor materno versus a obrigação da maternidade. Diante disso, analisaremos o amor materno como um instinto, uma vocação feminina ou pelo simples fato de seguir os moldes impostos pela sociedade patriarcal, que impõe à mulher a submissão aos costumes de uma época. Diante destas discussões, é possível perceber a relação da maternidade, quanto à tipologia do corpo. Através da história ambientada no romance, compreendemos a necessidade de observar as questões da maternidade envolvendo o corpo, à vista disso, refletiremos a condição da personagem feminina Cordélia a partir de toda sua trajetória de vida que ressalta na subalternidade do seu corpo, e para finalizar a pesquisa abordaremos as relações maternais em torno da protagonista do romance. Para chegar aos resultados e discussões propostas, utilizamos como embasamento teórico as considerações de: Elisabeth Badinter (1985), Michelle Perrot (1998) (2008), Ana Luísa Amaral (2003), Elódia Xavier (2007) e Simone de Beauvoir (2016), dentre outros.
Descrição: PEREIRA, M. T. C. A. Maternidade e reflexões sobre o corpo e representação feminina em Romance de Cordélia. 2018. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18081
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelle Thalyta Cavalcante Alves Pereira.pdfPDF - Michelle Thalyta Cavalcante Alves Pereira6.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.