Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18091
Título: O desenvolvimento da compreensão leitora nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Ribeiro, Mayra de Araujo
Palavras-chave: Ensino fundamental
Concepção de leitura
Compreensão leitora
Leitura
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: Um dos principais objetivos do Ensino Fundamental é o desenvolvimento da compreensão leitora, que não tem sido amplamente atingido, conforme alguns professores. Nosso objetivo geral neste trabalho, portanto, é investigar como ocorre o processo de compreensão leitora e quais os entraves que motivam as insatisfações dos professores, por não conseguirem atingir a compreensão leitora dos alunos. Para tanto, buscamos respaldo em leituras da literatura que aborda o assunto em questão como KATO (2007), KLEIMAN (2004), KOCH (2008), SOLÉ (1998), SMITH (1991, 1999) dentre outros. Concluímos que o desenvolvimento da competência leitora se consolida por meio de um conjunto de estratégias tanto cognitivas quanto metacognitivas, mediadas pela ação do professor. Mesmo não tendo investigado práticas de ensino de leitura, foi possível inferir, confrontando as informações da literatura com nossas vivências pedagógicas, que as práticas desenvolvidas atualmente não têm contribuído para o desenvolvimento da compreensão leitora devido a adoção de concepções de leitura errôneas para orientar a prática. Estas práticas estão mais voltadas a avaliar o que se leu do que realmente ensinar como se lê.
Descrição: RIBEIRO, M. de A. O desenvolvimento da compreensão leitora nos anos iniciais do ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18091
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayra de Araujo Ribeiro.pdf620.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.