Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18097
Título: A importância do letramento matemático no processo de alfabetização em EJA
Autor(es): Dantas, Ayla Vanessa Leite
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Letramento matemático
Etnomatemática
Data do documento: 7-Dez-2018
Resumo: O presente artigo aborda a importância que o letramento matemático possui na formação dos alunos na EJA. A pesquisa realizada teve o intuito de problematizar essa temática através do projeto de iniciação cientifica PIBIC/CNPq/UEPB (Cotas: 2016/2017 e 2017/2018), em uma turma de alfabetização na educação de jovens e adultos de uma escola da rede Municipal de Campina Grande/PB. Nesse sentido, o objetivo é ver a matemática de forma abrangente, como uma linguagem que também deve levar em consideração a bagagem cultural, relação direta com a Etnomatemática, que os alunos têm com a prática desse letramento matemático, expondo assim, na sala de aula seus conhecimentos, facilitando o estudo de novas estratégias de atividades que venham promover o trabalho realizado pelo professor de maneira significativa, como relevância em aproximá-los ao ensino da Matemática de maneira transformadora e, capaz de provocar a saída do tradicional. Dessa forma, buscamos apoio teórico em Dante (1991), Fonseca (2007), Machado (2003), Selbach (2010), entre outros que estudam e pesquisam o uso do letramento matemático enquanto ciência que é aprendida no dia a dia, com as interações, de modo a contribuir para o desenvolvimento intelectual e pessoal dos alunos da EJA. Nesse contexto, foi possível obter resultados conclusivos através de uma abordagem qualitativa de pesquisa e compreender que a prática do letramento matemático na EJA está presente em sala de aula quando percebemos que são os conhecimentos prévios dos sujeitos da EJA responsáveis pela descoberta de novos valores, que cria e encontra a solução para as situações- problemas a partir da leitura da realidade, visto que o conhecimento matemático quando é estudado ao longo do processo de letramento, o resultado da aprendizagem do aluno em matemática é testemunhado, como algo que conseguiu superar de algumas representações e obstáculos, antes ditos, pelos próprios alunos, como difícil, mas que ao fazer uso das práticas do seu convívio diário porque encontra sentido, na interação social entre aluno/professor e/ou aluno/aluno ele aprende a usar a matemática em sala de aula de forma mais curiosa e atraente, como quem ensina e aprende por meio do letramento matemático.
Descrição: DANTAS, A. V. L. A importância do letramento matemático no processo de alfabetização em EJA. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18097
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ayla Vanessa Leite Dantas.pdf438.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.