Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18099
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro Neta, Maria Rita da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-20T17:18:58Z | - |
dc.date.available | 2018-12-20T17:18:58Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.94 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18099 | - |
dc.description | RIBEIRO NETA, M. R. da S. R. A importância do mediador escolar no processo de inclusão da criança autista em escola regular: relato de experiência. 2018. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Inicialmente o Transtorno do Espectro Autista surgiu no ano de 1943, o autismo infantil (AI) como ficou conhecido na época, foi identificado por kanner, que relatou o quadro denominado de Distúrbios Autisticos Inato do contato afetivo. Atualmente é um tema bastante discutido por todo o mundo, com crescente número de casos diagnosticados viu-se a necessidade da inclusão dessas crianças em escolas regulares que integrem esse publico, contribuindo em parte para seu desenvolvimento; com isso, surge o papel do mediador, profissional que vem atuar como facilitador de aprendizagem a partir da realidade da escola. Esse trabalho tem por objetivo relatar a experiência vivenciada no processo de inclusão de uma menina com diagnóstico de autismo em uma escola particular de ensino regular numa cidade do interior da Paraíba. A publicação de artigos sobre essa temática se faz necessária para melhor atendimento deste segmento no âmbito educacional; Esse trabalho possibilitou a oportunidade de estudar e expor informações relevantes para o contexto educacional e social relacionado ao processo de inclusão escolar, como também ressaltar a importância do mediador na vivência escolar para os ganhos evolutivos dos alunos com autismo. A metodologia utilizada no presente trabalho foi um estudo descritivo, realizado em uma escola regular privada localizada na cidade de Campina Grande- PB, nosso publico foi uma menina com nove anos e teve seu diagnostico aos dois anos e meio, nossa coleta de dados foi a partir de um diário de observação desenvolvido no período de Março de 2015 a outubro de 2018. Espera-se que o presente relato venha contribuir trazendo informações e discussões na construção de novas estratégias de intervenção na educação inclusiva para o desenvolvimento da criança com TEA. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof.ª Dr.ª Diana Sampaio Braga | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Mediação escolar | pt_BR |
dc.subject | Distúrbios autísticos | pt_BR |
dc.title | A importância do mediador escolar no processo de inclusão da criança autista em escola regular: relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria Rita da Silva Ribeiro Neta.pdf | 469.4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.