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Título: Cinema nacional e educação histórica: as representações sobre o caipira entre os jovens estudantes da EJA no ensino fundamental
Autor(es): Gomes, Roseane Almeida
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos - EJA
Representação social
Consciência histórica
Filme histórico
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: Na década de 30, devido ao processo de industrialização e modernização, houve uma migração intensa da população campesina em busca de melhor qualidade de vida nas cidades. Essa migração gerou um saudosismo da população campesina à respeito do seu lugar de origem. O filme “Jeca Tatu” dirigido por Milton Amaral, em 1959 permitiu que as pessoas que saíram do campo pudessem reviver memórias à respeito do seu local de origem, e contribuiu para reforçar as representações estereotipadas à respeito do homem do campo. Destarte, esta pesquisa tem por objetivo analisar as representações e significados mediados pelo filme “Jeca Tatu” entre os estudantes do 6º ano da Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental da Educação Básica, na Cidade de Lagoa Seca – PB. Os objetivos específicos foram: investigar como os estudantes articulam as representações sobre os trabalhadores rurais no contexto da sociedade e da economia capitalistas; verificar as representações construídas sobre a relação campo-cidade; discutir a (não) interferência do marcador identitário de classe social na forma como representam as experiências de trabalho no capitalismo; conhecer como identificam a verdade na História a partir da comparação que estabelecem entre as narrativas historiográficas e fílmicas sobre o mundo do trabalho e a sociedade no contexto capitalista; analisar como o conhecimento sobre a temática trabalho, oportunizado pelas narrativas dos professores de História e dos filmes históricos, organizam sua consciência histórica em termos da relação que estabelecem entre passado, presente e futuro. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, com entrevista de 8 estudantes em grupo focal, após a exibição do filme “Jeca Tatu”. Para analisar os dados da pesquisa, buscamos a seguinte fundamentação teórica: no conceito de representações sociais, de Chartier (1991); tradição, em Hobsbawm (1984), consciência histórica em Rüsen (2010); uso social da história, história e conscientização dos sujeitos, história e o conhecimento racional, em Cerri (2011); análise dos filmes como fonte da história, em Ferro (1992) e Morettin (2011); representações do Caipira, em Bragança (2009) e Santos et al. (s. a.); educação no campo, em Silva (2004), Silva e Souza (2018) e Santos (2018). Os resultados da pesquisa apontaram para a associação e mudança do conceito de caipira para matuto; as representações dos jovens sobre o caipira a partir do filmes exibido, como uma vida repleta de “sofrimentos”, “pobreza” e “tristezas”, bem como por ser “analfabeto”; e as representações sociais dos estudantes à respeito do homem do campo nos dias atuais, tanto no contexto pessoal (modos de falar, vestir, andar, comer, ter mais oportunidades de educação...) quanto social (moradias, transportes, educação). As conclusões alcançadas apontam que os estudantes utilizaram como argumento a industrialização e principalmente a modernização para representarem o avanço do homem do campo na atualidade, e as representações sociais apontadas conforme o caipira no filme. Os jovens não representam como “verdades” históricas os conteúdos abordados no filme, e conseguem na representação do caipira abordada fazer a relação entre passado, presente e futuro.
Descrição: GOMES, R A. Cinema nacional e educação histórica: as representações sobre o caipira entre os jovens estudantes da EJA no ensino fundamental. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18100
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