Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18131
Título: Abordagem histórico-jurídica do princípio da proteção ao trabalhador: da Consolidação das Leis do Trabalho à reforma trabalhista
Autor(es): Souza, João Paulo Ribeiro de
Palavras-chave: Consolidação das Leis do Trabalho
Princípio da proteção ao trabalhador
Reforma trabalhista
Data do documento: 2018
Resumo: Esta pesquisa se propõe a fazer uma abordagem histórico-jurídica do princípio da proteção ao trabalhador no período compreendido entre a criação da Consolidação das Leis do trabalho até a reforma trabalhista. Para isso, buscamos entender como se configuraram as relações trabalhistas após o fim da escravidão e a passagem para a forma de trabalho livre, instituído pelas fábricas, indústrias e o comércio. Enfatizamos a questão da exploração da mão-de-obra e as condições degradantes a que eram submetidos os operários, fazendo com que emergisse um movimento operário grevista, fundamentado nas concepções socialistas e anarquistas em voga no período. Nosso objetivo é evidenciar que o processo de construção da legislação trabalhista brasileira, inicialmente, se deu de forma esparsa e sem o viés garantista, mas que a partir da década de 1930, as leis criadas, assumiram um perfil mais protetor ao instituírem diversos direitos que estabeleceram garantias ao trabalhador contra a exploração do poder econômico. A criação da Consolidação das Leis do Trabalho, em 1943, representou a efetivação dos princípios de proteção aos trabalhadores, que passaram a dispor de um arcabouço jurídico robusto, capaz de garantir a superioridade jurídica dos seus direitos frente aos interesses capitalistas. Esses princípios foram elevados a outra categoria após a Constituição Federal de 1988 reconhecer o trabalho como um direito social. Mas, mesmo assim, esses princípios foram drasticamente alterados pela reforma trabalhista instituída pela Lei nº 13.467/2017, fato que representou a destruição das bases conceituais do princípio da proteção ao trabalhador.
Descrição: SOUZA, J. P. R. de. Abordagem histórico-jurídica do princípio da proteção ao trabalhador: da Consolidação das Leis do Trabalho à reforma trabalhista. 2018. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18131
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Paulo Ribeiro de Souza.pdfPDF - João Paulo Ribeiro de Souza6.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.