Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18178
Título: Identificação de bactérias isoladas do solo semiárido paraibano: avaliando seu potencial probiótico
Autor(es): Araújo, Layanne Sthefany de Andrade
Palavras-chave: Identificação de bactérias isoladas
RNAr 16S
Bacilus ginsengihumi
Potencial probiótico
Data do documento: 7-Dez-2017
Resumo: O objetivo deste estudo é avaliar o potencial probiótico in vitro de amostras bacterianas provenientes do solo semiárido paraibano por meio do isolamento, triagem e identificação, como também de características morfológicas, fisiológicas e moleculares. Inicialmente foram isoladas 80 amostras bacterianas usando meio seletivo De Man, Rogosa e Sharpe (MRS), em seguida, foram submetidas ao método de coloração de Gram e teste da atividade da enzima catalase. Após esta triagem foram pré-selecionados 31 isolados Gram positivos e catalase negativos, os quais seguiram para avaliação do potencial probiótico. Nesta avaliação, os isolados foram submetidos a três diferentes níveis de pH variando do pH neutro 7,2 da saliva ao pH ácido 2,0 do suco gástrico por até 3 horas, com intuito de simular a sua passagem pelo trato gastrointestinal. Resultando assim, na seleção de 10 isolados que apresentaram boa tolerância sob essas condições. Logo, os isolados foram avaliados quanto seu potencial antagônico frente a cinco bactérias patógenas alimentares: Salmonella typhi (ATCC 14028), Salmonella enteretidis (ATCC 13076), Escherichia coli enteropatogênica (ATCC 8739), Listeria monocytogenes (ATCC 7644) e Staphylococcus aureus (ATCC 25923). Neste teste dois isolados (MRS 1.7 e MRS 7.16) apresentaram halo de inibição superior a 1 mm contra Salmonella typhi. A identificação molecular destes microrganismos transcorreu com a análise da sequência do gene RNA ribossomal 16S sendo o MRS 1.7 identificado como Bacilllus sp. e o MRS 7.16 como Bacillus ginsengihumi. Contudo, baseando-se nos resultados obtidos, conclui-se que o Bacillus ginsengihumi possui maior potencial para desenvolvimento de novas pesquisas e em aplicações futuras como probiótico.
Descrição: ARAÚJO, L. S. de A. Identificação de bactérias isoladas do solo semiárido paraibano: avaliando seu potencial probiótico. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18178
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Layanne Sthefany de Andrade Araújo.pdfLayanne Sthefany de Andrade Araújo14.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.