Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18187
Título: Plano Nacional de Cultura: direito cultural, avanços e desafios
Autor(es): Sousa, Ronildo Cabral de
Palavras-chave: Direito Cultural
Plano Nacional de Cultura
Lei 12.343/2010
Data do documento: 17-Mai-2017
Resumo: O presente trabalho objetiva trazer a tona a discussão que envolve a implementação do Plano Nacional de Cultura (PNC), bem como analisar alguns pontos da Lei 12.343/2010, Marco Regulatório do PNC. O plano em questão prevê diretrizes para a formulação das políticas culturais no Brasil, para tanto lança mão de 53 metas a serem atingidas a te a data limite que é o ano 2020. Atuamos também no sentido de esclarecer o que é o Sistema Nacional de Cultura, e como este está ligado ao PNC. O Sistema Nacional de Cultura será o principal articulador federativo do Plano, estabelecendo mecanismos de gestão compartilhada entre os entes federados e a sociedade civil. Além da abordagem sobre o PNC o trabalho irá tratar dos vários entendimentos do que venha a ser cultura, como também realizar apontamentos sobre questões relativas ao Direito Cultural, expondo vários documentos, de abrangência global, Declaração Universal dos direitos Humanos e o Pacto de São José da Costa Rica, por exemplo, que trazem expresso em seus textos a Cultura como um Direito humano Fundamental, fundamento este também exaltado na nossa Constituição democrática de 1988. O reconhecimento da cultura como componente indispensável ao desenvolvimento político, social e econômico da humanidade. Neste momento de incertezas e de inseguranças sociais Refletir e se posicionar frente ao Plano Nacional de Cultura é especialmente relevante no sentido de dar publicidade a um documento que será de extrema importância para o destino das relações culturais.
Descrição: SOUSA, Ronildo Cabral de. Plano Nacional de Cultura: direito cultural, avanços e desafios. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18187
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ronildo Cabral de Sousa.pdf8.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.