Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18192
Título: Nos interstícios da globalização: uma análise da sociedade de risco, organizações criminosas no Brasil e violência urbana
Autor(es): Saraiva, Cícero Rodrigues
Palavras-chave: Crime organizado
Violência urbana
Macrocriminalidade
Data do documento: 2018
Resumo: O presente trabalho de pesquisa, intitulado “Nos interstícios da globalização: uma análise sobre a sociedade do risco, organizações criminosas no Brasil e violência urbana”, teve como objetivo geral apreender uma dimensão sobre ciberespaço da criminalidade contemporânea, sinalada pelo fenômeno da globalização. Abordar-se-á a definição de crime organizado, da origem desta forma de criminalidade, bem como a suas consequências na sociedade em que atua e os fenômenos latentes da globalização, que influenciaram as práticas criminosas. Verificar-se-á para a estrutura da nova lei de organizações criminosas – Lei n° 12.850/13 e suas principais alterações no ordenamento jurídico brasileiro. Além de apresentar à importância do inquérito policial no combate ao crime organizado. E como se comporta as organizações criminosas no Brasil, assim como suas relevâncias para a sociedade civil e para o Estado brasileiro. Para tanto, foi realizada para este trabalho um estudo através de pesquisa qualitativa, através do método dedutivo e utilizou-se de instrumentos bibliográficos e documentais, com busca em artigos científicos na base de dados da biblioteca Scientific Eletronic Library Online (Scielo Brasil); Google Acadêmico; Repositório Institucional da UFPE; Domínio Público, Dissertações; entre outros. A revisão mostrou que é de suma importância combater o crime organizado, bem como a impunidade que se viabiliza na convivência urbana e nos grandes centros, desregulando o desenvolvimento social.
Descrição: SARAIVA, C. R. Nos interstícios da globalização: uma análise da sociedade de risco, organizações criminosas no Brasil e violência urbana. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18192
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cícero Rodrigues Saraiva.pdfPDF - Cícero Rodrigues Saraiva3.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.