Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18206
Título: Não se nasce professor, torna-se professor: um caminho crítico e reflexivo a respeito da diversidade de gênero
Autor(es): Silva Neto, João Matias da
Palavras-chave: Diversidade de gênero
Licenciatura em Letras - UEPB
Língua portuguesa
Dialogismo
Compreensão ativa
Análise dialógica do discurso
Formação docente
Data do documento: 28-Nov-2018
Resumo: Este estudo teve como principal objetivo refletir sobre como gênero é compreendido por estudantes do Curso de Licenciatura em Letras (Língua Portuguesa) da UEPB e como os mesmos se comportam diante da temática, uma vez que esses sujeitos devem se preparar para lidar com identidades de gênero diversas em sala de aula. Esta pesquisa foi dirigida pelas reflexões do Círculo de Bakhtin acerca do enunciado concreto, do dialogismo, da compreensão ativa e responsiva e da ideologia do cotidiano. Assim, o trabalho seguiu dois passos iniciais para sua realização: o primeiro foi o mapeamento e a descrição das identidades de gênero que emergem entre os estudantes de Letras (Língua Portuguesa) da UEPB; o segundo, concomitante ao primeiro, foi a distinção, entre esses estudantes, de identidades de gênero diversas. A partir disso, houve uma triagem para realização das entrevistas, que buscaram compreender qualitativamente os sentidos que aparecem e circulam nos enunciados dos referidos estudantes sobre as questões de gênero, estabelecendo as relações dialógicas desses discursos com outros discursos, através do método dialógico-discursivo de análise de dados, que propiciou um espaço de diálogo entre pesquisadores e sujeitos (estudantes de Letras, futuros professores), para compreendê-los, via discurso, em seu contexto social. À vista disso, este estudo concluiu que compreender gênero através dos discursos de estudantes de Letras pode, inicialmente, situar o tratamento da temática no referido curso de licenciatura, para contribuir com uma formação de professores mais inclusiva e, desta forma, respaldar a necessidade de discussão sobre gênero e diversidade como algo complementar à carreira docente.
Descrição: SILVA NETO, J. M. da. Não se nasce professor, torna-se professor: um caminho crítico e reflexivo a respeito da diversidade de gênero. 2018. 36p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18206
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Matias da Silva Neto.pdf438.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.