Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18207
Título: Voz e memória em As Cicatrizes do Amor, de Paulina Chiziane
Autor(es): Pontes, Marília Danielli Rodrigues
Palavras-chave: Análise literária
Representação da mulher
Oralidade
Retrato memorialístico
Data do documento: 26-Out-2018
Resumo: A presente pesquisa analisa a representação da mulher explicitada por meio da trajetória da personagem Maria no conto “As cicatrizes do amor”, de Paulina Chiziane que, através do relato, recorre à memória para fazer uma denúncia das condições que a mulher está submetida na sociedade moçambicana. Para tanto, num primeiro momento, apresentamos como o movimento feminista negro, bem como o fazer literário, contribuem para que a autora tenha acesso a um espaço de representação na sociedade. Em seguida, evidenciamos as marcas da oralidade como elemento de identidade na obra chizianiana e, finalmente, analisamos a trajetória da personagem Maria através de seu relato memorialístico. O estudo se deu por meio de pesquisa bibliográfica e tomamos como base as contribuições de Michelle Perrot (2007), Regina Dalcastagnè (2012), entre outros.
Descrição: PONTES, M. D. R. Voz e memória em As Cicatrizes do Amor, de Paulina Chiziane. 2018. 23p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/18207
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maríllia Danielli Rodrigues Pontes.pdf526.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.